Como aumentar a memória RAM do celular Android

O seu smartphone está demasiado lento e trava constantemente? Não consegue executar os seus jogos favoritos ou visualizar vídeos no YouTube de forma fluída? Uma solução para melhorar o desempenho do mesmo, passa por aumentar a memória RAM do seu dispositivo.

A premissa é “semelhante” ao que acontece nos computadores com a funcionalidade “ReadyBoost”, em que é usado um pendrive para criar memória RAM de forma temporária. A memória RAM é apenas um dos componentes responsáveis pelo desempenho, e como tal, se o celular possuir um processador fraco, é normal sentir melhorias no desempenho, mas nada de “milagroso”.

Nos Smartphones Xiaomi…

Nos smartphones da Xiaomi, poderá encontrar esta funcionalidade de forma nativa, desde que possua um smartphone com a versão MIUI 12.5.2.0, presente, por exemplo, no Poco F2 Pro (não que este modelo necessite de muito mais RAM 😉 ).

Se possui um modelo compatível, aceda às Definições do seu dispositivo e escolha “Definições Adicionais”. Agora, escolha a opção “Extensão de memória” e ative essa mesma opção. Tal como a própria Xiaomi explica, será usado o armazenamento interno do dispositivo para criar a memória RAM virtual, o que acaba por ser mais vantajoso do que usar um cartão SD, visto que a memória interna possui uma maior velocidade de escrita / leitura.

aumentar a memória ram no celular xiaomi

Alternativa …

Se não possui um smartphone Xiaomi, poderá experimentar o aplicativo gratuito SWAP (sem ROOT) para aumentar a memória RAM do seu Android. O nome Swap (ou page file), é o nome dado a uma partição utilizada como memória “temporária”. Para utilizar o aplicativo, será necessário criar uma conta gratuita. Em seguida, escolha o tamanho do arquivo Swap, por exemplo, 2048 e toque no botão “Criar Swap”.

como aumentar a memória ram do seu celular

Como é óbvio, esse espaço será “consumido” do armazenamento interno do seu dispositivo. Se não conseguir nenhuma melhoria, poderá apagar o arquivo Swap tocando no botão “Deletar Swap” e dessa forma recuperar o espaço no seu dispositivo. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid, teremos todo o gosto em ajudar 😉

Deixe um comentário