Como bloquear a tela num aplicativo (colocando senha para sair)

O seu telemóvel guarda muita informação privada que seguramente não pretende expor. Como tal, emprestar o telemóvel a alguém, seja familiar, ou até uma criança, pode criar um enorme “desconforto”. No entanto, o Android possui uma ferramenta muito útil, que lhe permite bloquear a tela num aplicativo específico, “exigindo” senha para sair.

Este método é muito mais “simplista”, evitando recorrer à conta “convidado” do Android, que lhe permite criar uma sessão temporária, e bloquear o acesso às suas contas (Facebook, WhatsApp, etc).

Esta ferramenta pode ser igualmente interessante para quem possui crianças em casa, ajudando a bloquear a tela no YouTube, sem impedir a escolha de outros vídeos (isto se não usar o YouTube Kids).

Dica: Saiba como proteger aplicativos com senha.

Como funciona?

Comece por aceder às Definições do seu Android e toque na opção “Segurança”. No nosso caso, tivemos de tocar em “Mais definições” para ativar a opção “Fixação do ecrã”. Não se esqueça de ativar igualmente a opção “Requerer o método de desbloqueio de ecrã para soltar”.

Requerer o método de bloqueio de ecrã para soltar

Se já possui um método de bloqueio ativo, seja um padrão, um PIN, a impressão digital ou reconhecimento facial, estará pronto a avançar, caso contrário será convidado a criar um.

Como proteger a saída de um aplicativo

Agora é muito simples, basta tocar no botão de “telas recentes” e ativar o ícone de “fixação” que surge no limite inferior da janela. Caso o aplicativo não surja na lista de aplicações, basta executar o mesmo e tocar novamente no botão “Telas recentes”.

Como bloquear a tela num aplicativo

Está pronto. Para sair do aplicativo será necessário pressionar sem largar o ícone “Retroceder” e introduzir a senha de desbloqueio. Caso não esteja a usar os 3 ícones de navegação, basta deslizar a tela para cima e segurar novamente. Simples e sem necessitar de recorrer a aplicativos “externos”. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário