Como bloquear álbuns da Galeria (Samsung)

Os smartphones Samsung possuem uma funcionalidade interessante, que permite bloquear o acesso a álbuns de fotografias, escondendo o seu conteúdo (mesmo que faça exibir todas as imagens). Para desbloquear, deverá usar o seu PIN, impressão digital ou reconhecimento facial.

Relembramos que a Samsung também disponibiliza a “Pasta Segura”, que protege os seus arquivos pessoais, os contatos, e até mesmo os aplicativos, sendo necessário usar a senha ou dados biométricos para visualizar os mesmos.

Como Bloquear um álbum?

A funcionalidade referida encontra-se “escondida”, sendo necessário ativar o “Gallery Labs” do seu Samsung. Para isso, basta entrar no aplicativo “Galeria” e tocar no botão “Opções” (3 barras) > Definições. Navegue até à parte inferior da janela e escolha a opção “Acerca da Galeria”. Toque 11 vezes no número da versão até surgir a indicação que o Gallery Labs está ativo.

Volte ao menu anterior onde encontrará uma nova opção denominada de Gallery Labs. Aqui encontra as mais recentes propostas da Samsung, tal como “Salvar Imagens como PDF”, usar otimizações de Zoom, etc. Ative a opção “Album entry-locks”.

Será necessário reiniciar o aplicativo Galeria para aplicar a nova funcionalidade, para isso, toque no botão “Aplicações em plano de fundo” (3 barras no menu inferior) e em seguida “Fechar Tudo”. Agora, sempre que desejar bloquear um álbum basta tocar sem largar nesse mesmo álbum e escolher a opção “Mais” – “Lock Album”.

Como desbloquear um álbum?

Caso deseje desbloquear um álbum, basta entrar no mesmo usando as suas credenciais, e no topo da tela tocar no botão de Opções “3 pontos” > “Unlock album”.

Está pronto, o que achou desta funcionalidade da Samsung? Acredita que é mais intuitiva que a funcionalidade “Pasta Segura”? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Se quer aprimorar a segurança do seu Samsung talvez deseje ativar o Lock Mode, ideal para quando não confia em todas as pessoas à sua volta.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *