Desativar as compras no Google Play Store é uma ótima maneira de garantir que você, e especialmente os seus filhos, não acabem comprando itens caros de um aplicativo ou jogo instalado. Ao desabilitar as compras, o seu smartphone solicitará uma confirmação da compra (por exemplo, com a sua impressão digital) sempre que tentar fazer uma compra.

Para sermos justos, é importante referir que o Google Play Store possui uma política de reembolso muito transparente, e se realizar uma compra acidental, ou o aplicativo não cumprir o que prometeu, pode simplesmente “cancelar uma compra” num período de 48 horas. Para isso, bastaria aceder ao Google Play Store > Histórico de Pedidos > Solicitar um reembolso.

Como desativar as compras no Play Store?

Para desativar esta opção, primeiro inicie o aplicativo Google Play Store no seu telefone. No canto superior direito da loja, clique no ícone do seu perfil. Em seguida, aceda às “Definições” (ou Configurações).

Escolha a opção “Autenticação” > “Solicitar autenticação para compras”. Defina o nível de segurança que pretende aplicar. Para garantir uma maior eficácia, defina a opção “Para todas as compras através do Google Play Store neste dispositivo”.

Controlar o saldo do Play Store (Definir orçamento)

Se não quer uma medida tão “drástica”, poderá optar por “definir um Orçamento”. O Google Play Store irá avisar sempre que o valor das compras se aproximar do valor definido, embora esta opção por si só, não bloqueie a compra.

Para isso, basta aceder ao Google Play Store novamente e clicar no ícone do seu perfil. Escolha a opção “Pagamentos e Subscrições” > “Orçamento e histórico”. Defina o valor que pretende gastar na sua conta.

Se possuir o seu cartão de crédito associado ao Google Play Store não lhe traz tranquilidade, poderá sempre optar por comprar cartões presente (Gift Card) de recarga do Play Store com o valor desejado. Dessa forma, sabe que o valor consumido será o que adquiriu, sem surpresas (não se esqueça de remover o cartão de crédito do Play Store).

Caso tenha alguma dúvida, poderá enviar o seu comentário para o Dicas Droid.


Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *