Como bloquear o acesso às Apps sensíveis no Android

Durante muito tempo foi necessário recorrer a aplicativos específicos, como antivírus, para bloquear o acesso aos aplicativos mais sensíveis do seu telemóvel. Outros aplicativos como o WhatsApp, decidiram implementar o bloqueio de forma nativa, permitindo bloquear o acesso através de PIN ou impressão digital.

Não obstante, é possível bloquear o acesso à maioria dos aplicativos do seu Android de forma nativa. Dessa forma, evita que outras pessoas possam “cuscar” o seu Facebook, WhatsApp, Instagram, Mensagens (SMS), etc.

Como bloquear acesso a aplicativos

Para exemplificar, iremos usar um modelo Huawei (P30 Lite). Comece por aceder às “Definições” (ou configurações) do seu Android. Entre em “Segurança e privacidade” – “Bloqueio de aplicativos”.

Toque no botão ativar e escolha o método de bloqueio que pretende usar, por exemplo, um PIN personalizado, ou pelo método de desbloqueio da tela (padrão, impressão digital, etc). Será necessário definir uma pergunta de segurança, que lhe permite repor o PIN em caso de esquecimento.

Agora, basta selecionar quais os aplicativos que pretende proteger. Após a tela desligar, o acesso aos aplicativos é bloqueado, sendo necessário digitar o PIN ou usar a impressão digital.

Você poderá remover o bloqueio do aplicativo a qualquer momento, bastando aceder à tela do passo anterior e desmarcar o respectivo aplicativo. De salientar, que o conteúdo também fica oculto na troca de janelas de aplicativos, uma opção interessante para evitar o “vazamento” acidental de informações.

Mais privacidade…

Para reforçar a sua privacidade, poderá ativar a opção “Cofre” (ou Pasta Segura). Dessa forma, é possível encriptar os seus dados num diretório seguro e invisível. A desvantagem, é que será necessário desencriptar os arquivos sempre que os desejar visualizar. Em vídeos longos, poderá ser uma tarefa aborrecida.

No entanto, se ficou interessado, aceda às Definições do seu Android > Segurança e Privacidade e procure a opção “Cofre” ou Pasta Segura.

Deixe um comentário