Bloquear permissões de aplicativos no Android 6.0 MarshMallow

A maioria dos aplicativos do Android necessita de permissões do sistema para funcionar corretamente. No entanto, se algumas permissões são aceitáveis, outras podem ser bastante duvidosas.

Não obstante, o Android 6.0 MarshMallow possui uma funcionalidade nativa, que permite controlar as permissões de cada aplicativo facilmente. Esta operação não necessita de root, o que significa que não irá comprometer a garantia do dispositivo.

Bloquear permissões de aplicativos no Android 6.0 MarshMallow

Porque me devo preocupar com as permissões dos aplicativos?

O sistema Android obriga os aplicativos a declarar as permissões necessárias para funcionarem. Alguns aplicativos mal-intencionados podem solicitar permissões abusivas, como efectuar chamadas, enviar SMS, ou aceder à sua informação sensível.

Como tal, ao bloquear as permissões do Android estará não só a proteger a sua segurança, como a aumentar a sua segurança.

Como bloquear permissões de aplicativos no Android 6.0 MarshMallow

Em primeiro lugar, comece por aceder ao menu “Configurações” (ou Definições) e selecione “Aplicativos”. Selecione o aplicativo que pretende “moderar” as permissões.

Agora, selecione a opção “Permissões” e verifique todas as permissões concedidas ao aplicativo. Para bloquear uma permissão, basta deslizar o botão de ativação para “Off”.

permissões do android

Procurar os “excessos” de permissões

O conceituado antivírus Avast, possui uma ferramenta interessante que permite analisar as permissões dos aplicativos instalados no seu Android. Para iniciar a analise basta instalar o Avast no seu Android e aceder ao separador “Privacidade”.

avast

Infelizmente, o Avast não permite bloquear as permissões dos aplicativos. A única solução apresentada é a desinstalação do aplicativo. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *