Como bloquear um site no celular Android

Atualmente, é super normal que crianças e adolescentes possuam smartphones pessoais, seja para ter uma comunicação mais fácil e rápida com os pais, para ajudar com os estudos, ou por entretenimento mesmo.

Entretanto, é de suma importância que os pais possuam algum tipo de controle sobre o uso do aparelho celular de seus filhos — é o mecanismo chamado “Controle Parental” —, muito por conta da própria segurança dos mesmos.

Além de uma eventual exposição online indesejada, também existem riscos sérios pela internet afora que podem causar perigo aos dados pessoais e informações confidenciais de toda a família.

Outra questão são os sites com conteúdo adulto, que não devem ser acessados por crianças ou adolescentes. Para estes casos, é possível que, pelo controle parental ativado a partir do aplicativo Google Family Link — que pode ser baixado de forma gratuita na Google Play Store —, um aparelho Android de algum dos pais tenha controle sobre os sites que podem ou não ser acessados no smartphone do seu filho.

Entenda no tutorial completo abaixo como ativar o controle parental e fazer para bloquear e impedir o acesso a um ou mais sites no smartphone do seu filho através do app Google Family Link no seu aparelho Android:

1. Configuração do Google Family Link no seu aparelho Android

1º Passo: procure o app Google Family Link na Google Play Store e baixe-o gratuitamente em smartphone.

google family link

2º Passo: passe a tela inicial e, na tela seguinte, selecione este aparelho como o do pai ou da mãe.

google family link pai ou mae

3º Passo: passe as telas seguintes até que seja solicitado se o seu filho possui uma conta do Google. Naturalmente, para que o processo de controle parental funcione, será necessitário que ele possua uma conta do Google. Clique que sim.

4º Passo: passe as telas seguintes para finalizar a configuração inicial de instruções do Google Family Link no seu smartphone.

2. Configuração do Google Family Link no Android da criança ou do adolescente

1º Passo: abra as configurações do sistema Android do smartphone do seu filho, clique em “Bem-estar digital e controles parentais”.

2º Passo: na tela seguinte, clique em “Configurar o controle dos pais”.

3º Passo: clique em “Primeiros Passos” para iniciar o controle parental neste smartphone.

4º Passo: baixe o app Google Family Link neste aparelho Android também e clique para abri-lo neste momento. Na tela inicial, selecione que este smartphone é da criança ou do adolescente.

5º Passo: passe a tela seguinte até chegar onde você deve selecionar a conta do Google do seu filho.

escolher qual é a conta do filho

6º Passo: na tela seguinte, entre na conta do Google do pai ou da mãe, que será o responsável pelo controle parental em seu smartphone.

7º Passo: passe a tela seguinte até chegar onde você deve inserir a senha da conta do Google do seu filho para permitir e ativar o controle parental.

8º Passo: aguarde o processo de vinculação das contas do Google, entre a do seu filho e a do responsável pelo controle parental.

9º Passo: ao finalizar o processo de vinculação, o processo de controle parental estará finalizado.

3. Bloqueio de sites no Google Family Link no seu Android

1º Passo: abra novamente o app Google Family Link no seu aparelho Android e você já encontrará uma série de recursos do controle parental em relação ao smartphone do seu filho. Ao clicar em “Gerenciar”, selecione o navegador Google Chrome, nativo dos aparelhos Android.

2º Passo: nas configurações referentes ao Google Chrome do aparelho do seu filho, ative a opção de “Tentar bloquear sites explícitos” e depois clique em “Gerenciar sites”.

3º Passo: na janela que vai se abrir na tela, selecione a opção de “Bloqueados”.

4º Passo: clique na aba de  “Adicionar um site” para impedir o acesso a um ou mais sites específicos no smartphone do seu filho.

5º Passo: e pronto, o site adicionado vai ser bloqueado e não poderá ser acessado no smartphone do seu filho.

4. Site bloqueado no Android da criança ou do adolescente

Agora, quando a criança ou o adolescente tentar entrar em um site listado como bloqueado nas configurações do controle parental do app Google Family Link, seu filho terá que solicitar uma permissão para poder acessar o site bloqueado em seu aparelho Android.

bloquear um site no celular android

Alternativa…

A Microsoft também coloca uma solução bastante semelhante à sua disposição, denominada de Microsoft Family Safety, permitindo bloquear sites no celular Android, localizar o dispositivo, exibir a utilização dos aplicativos, etc. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Como rastrear a localização dos seus filhos com a ajuda da Microsoft

Deixe um comentário