Como bloquear vídeos “brasileiros” no YouTube (para crianças)

Este boneco é “marrom”! Pai, quero um sorvete! Este é o novo”drama” dos pais portugueses que permitem que os seus filhos passem algum tempo no YouTube. A maior parte do conteúdo, encontra-se em português do Brasil, e em pouco tempo, os seus filhos vão começar a falar um português “abrasileirado”.


As crianças estão cada vez mais atraídas pela tecnologia, nomeadamente por serviços de vídeo como o YouTube, Netflix, ou mais recentemente o Disney+. No entanto, se a Netflix e o Disney+ possuem um conteúdo mais “filtrado” e “profissional”, o mesmo não acontece no YouTube, cujos vídeos é desenvolvido (em grande parte) por usuários “amadores”, que não possuem formação para saber qual o conteúdo mais adequado para a criança.

Sendo assim, qual é a solução?

O YouTube possui várias opções para filtrar o conteúdo exibido à criança, no entanto, requer alguma configuração. Em primeiro lugar, deverá substituir (se ainda não o fez), a versão normal do YouTube pelo aplicativo Youtube Kids.

Ao iniciar, é possível definir qual o conteúdo que pretende exibir consoante a idade, seja para Pré-escolar (até aos 4 anos), Crianças (5 aos 7 anos) ou mais graúdos (8 aos 12 anos).

Outra forma de bloquear os vídeos indesejados, é pressionando o botão de 3 pontos que surge na janela do vídeo e escolher se pretende bloquear o vídeo ou o canal por inteiro (poderá desfazer no futuro).

bloquear conteúdo no YouTube

Outras opções de segurança

Aceda ao aplicativo do Youtube Kids e toque no botão de opções (em forma de cadeado). Agora, aceda às definições do Aplicativo onde poderá encontrar algumas opções “extra” como, por exemplo, a possibilidade de desativar a pesquisa do aplicativo, embora isso possa tornar o conteúdo demasiado “limitado”.


Ainda mais controlo

Até aqui, explicamos como controlar o conteúdo que a criança visualiza no YouTube. No entanto, também poderá ser do seu interesse bloquear o acesso a determinados aplicativos, e controlar o tempo que o seu filho passa nos mesmos. Poderá fazer isso mesmo usando o aplicativo “Microsoft Family Safety”. O aplicativo permite inclusivamente rastrear a localização dos seus filhos em tempo real. Caso tenha dúvidas, poderá sempre enviar o seu comentário para o Dicas Droid!

Deixe um comentário