O Android possui uma funcionalidade nativa que lhe permite capturar a tela em imagem ou vídeo, sem recorrer a aplicativos externos. No entanto, capturar a tela numa televisão com sistema Android, ou um dispositivo que use Android TV (Xiaomi Mi Stick ou uma Smart Box) não é tão simples.

Para isso, será necessário usar o aplicativo gratuito “Button Mapper”, que lhe permite configurar a função dos botões do controle remoto. Pode inclusivamente alterar a função de um botão específico, por exemplo, se o seu controle remoto possuir o botão Netflix, poderá iniciar o Disney Plus.

Como fazer a captura de tela numa Smart TV Android?

Comece por aceder ao Google Play Store e faça uma pesquisa pelo aplicativo Button Mapper do desenvolvedor “flar2”. Proceda à instalação do aplicativo e execute o mesmo no seu dispositivo Android TV.

Será necessário realizar uma configuração inicial, que inclui autorizar os serviços de acessibilidade, permitindo dessa forma que o aplicativo possa detetar os botões sendo pressionados. Em seguida, aceda às Configurações do Android e escolha a opção “Acessibilidade”. Surgirá uma nova opção com o nome do aplicativo “Button Mapper” que deverá ativar (Enabled).

button mapper

Para terminar, aceda às opções do Button Mapper e escolha o botão que pretende personalizar, ou seja, o botão que irã usar para realizar a captura de tela. Escolha com cuidado, evitando usar botões que possam dificultar a sua navegação. Alguns botões estão protegidos com um cadeado, sendo necessário adquirir a versão PRO.

escolher botão no controle remoto

Em seguida, ative a opção “Personalizar” e defina qual ação de botão deseja usar para fazer uma captura de tela, por exemplo, pressionar o botão duas vezes. Na secção “Ações” escolha a opção “Captura de tela” e salve as alterações.

Como capturar a tela no Android TV

Está pronto, já poderá capturar a tela no Android TV bastando pressionar o botão que definiu nos pontos anteriores. Para visualizar as capturas de tela deverá aceder ao aplicativo “Fotos” ou “Vídeos” instalados de forma nativa.

Também poderá enviar as suas capturas para outros dispositivos hospedando os mesmos em nuvem (Google Drive) ou usando um explorador de arquivos para mover os arquivos para um diretório acessível (armazenamento externo). Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Categorias: Diversos

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *