Como compartilhar a Internet do Celular (Ponto de acesso Wi-Fi)

Não possui Internet no seu tablet ou notebook? Não se preocupe, se possui um bom pacote de dados no seu telemóvel, poderá compartilhar a Internet do celular com outro dispositivo. Para evitar “surpresas” desagradáveis, poderá definir um limite de dados utilizados.

Na prática, também é possível compartilhar o sinal de uma rede Wi-Fi existente, fazendo o seu telemóvel funcionar como um repetidor de sinal Wi-Fi. Uma boa solução quando não consegue obter um sinal “decente” no seu notebook ou tablet.

Como compartilhar a Internet do celular?

Comece por aceder às Definições do seu Android e escolha a opção “Rede Móvel” > Partilha de Internet e ponto de acesso portátil. Em alternativa, pode simplesmente aceder ao menu de opções rápidas do Android e escolher “Ponto de acesso Wi-Fi”.

Como compartilhar a Internet do Celular

Toque na opção “Configurar ponto de acesso” para definir o nome da rede Wi-Fi que o seu telemóvel irá criar, bem como a respetiva senha. Poderá alterar a senha sempre que necessário, e bloquear acessos não autorizados a dispositivos específicos.

Dica: Para usar o seu telemóvel como repetidor de sinal Wi-Fi, basta definir o nome do ponto de acesso do telemóvel com o mesmo nome da rede Wi-Fi do roteador (e respetiva senha). Para saber se o seu repetidor trabalha, consulte o nosso tutorial no Guia Informática: Como saber se o repetidor Wi-Fi funciona.

Quando estiver satisfeito com as definições do seu ponto de acesso, salve as alterações tocando no botão “OK”.

ponto de acesso wifi celular senha

Em seguida, poderá aceder à opção “limite de dados” caso pretenda definir um limite ao consumo de Internet. Pode escolher um valor predefinido, ou introduzir manualmente através da opção “Personalizado”. Quando estiver pronto, poderá ativar o “Hotspot” do seu telemóvel, ficando a sua nova rede Wi-Fi visível para todos os dispositivos nas proximidades.

impor limite no tráfego de dados

Como ligar à Internet do telemóvel?

No dispositivo onde irá usar a Internet do telemóvel, aceda às definições do Wi-Fi e escolha a rede que é gerada pelo seu telemóvel. Será necessário introduzir a senha que definiu. Se tudo correu bem, o tablet ou notebook já possuem Internet.

Além do consumo de dados de Internet, é importante salientar que criar um Ponto de acesso à Internet (Wi-Fi) também irá aumentar o consumo de bateria. Ficou com dúvidas? Possui alguma sugestão? Envie o seu comentário preenchendo o formulário abaixo. Obrigado 😉

Dica: Sabia que o Facebook possui uma funcionalidade interessante que lhe permite encontrar locais (estabelecimentos) com Wi-Fi gratuita perto de si? Poderá ser uma excelente forma de encontrar Internet para os seus dispositivos.

O Facebook inclui ainda alguns detalhes da rede Wi-Fi, incluído as velocidades registadas, uma funcionalidade que lembra o WiFi Magic (que também lhe fornece a senha). Para isso, basta fazer uma pesquisa por “Encontrar Wi-Fi” na pesquisa do aplicativo Facebook.

Deixe um comentário