Como converter uma foto em PDF (sem apps)

Precisa de converter uma foto ou imagem no formato PDF? Não se preocupe, o Android permite-lhe converter os seus arquivos sem recorrer a aplicativos “externos”. Dessa forma, poderá converter a imagem de um documento para o formato PDF, ou simplesmente converter uma foto normal de JPG para PDF.

Converter uma foto em PDF

Comece por aceder à galeria do seu smartphone Android e escolha a imagem ou fotografia que pretende converter. Toque no botão de 3 pontos e escolha a opção “Imprimir”. Para terminar, será necessário escolher a impressora ativa, alterando para a opção “Guardar como PDF”.

salvar guardar como pdf no android

Para terminar, basta escolher o diretório onde irá salvar o seu novo documento PDF e confirmar tocando no botão “Guardar”. Este mesmo “truque” pode ser usado para outras tarefas como, por exemplo, dividir um PDF (escolhendo as páginas que deve “imprimir” para o novo documento).

Ler também: Usar dois aplicativos em simultâneo no Android (lado a lado)

Em alternativa, use o Google Docs…

Se por algum motivo não conseguir converter a sua imagem usando o primeiro método, não precisa de entrar em “depressão”. O Google Docs presente na grande maioria dos dispositivos Android, pode ser uma boa solução.

Para isso, comece por aceder ao Google Docs e toque no botão “+” para criar um novo documento. Na janela de edição, volte a tocar no botão “+” para adicionar um elemento, neste caso, uma Imagem (das fotos ou câmara).

adicionar imagem no google docs

Após adicionar a imagem poderá posicionar a mesma na sua folha de documento, redimensionando se necessário. Quando terminar, basta tocar no botão de 3 pontos e escolha a opção “Partilhar e exportar”.

escolher o formato pdf

Em seguida, toque a opção “Guardar Como” e escolha o formato “Documento PDF (.pdf). Ao tocar em OK será levado a uma janela em que poderá visualizar o resultado do seu documento.

Toque no botão “Baixar” para guardar o seu novo arquivo PDF no seu celular. Caso tenha dúvidas envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário