Como desativar o modo TalkBack para aceder ao Facebook

Sempre que tenta aceder ao Facebook, recebe uma tela de aviso indicando que se encontra no modo talkback? Saiba como resolver o problema de uma forma simples e intuitiva. A funcionalidade Talkback foi desenhada para pessoas com problemas visuais, ajudando a ler o que é exibido na tela.

modo talkback no facebook

Essa funcionalidade pode ser ativada através do menu “acessibilidade” do seu smartphone. No entanto, após ativar pode torna-se confuso desativar o mesmo, e com o smartphone a “falar” sem parar certamente não ajuda.


Os comandos básicos também são alterados, passando a ser necessário usar dois dedos para rolar a tela, e dar dois toques para confirmar as suas selecções.

Como resolver?

Comece por aceder às Definições do seu Android e procure a opção “Funcionalidades de Acessibilidade” > Acessibilidade. Repare que no topo da janela encontra o botão de Opções (3 pontos) o qual deverá tocar.

Para terminar, e resolver o problema toque na opção “Restaurar as predefinições” e confirme a reposição das configurações iniciais. Está pronto, já poderá voltar ao Facebook normalmente.

Ler em voz alta as páginas da Internet

Por vezes, os usuários ativam a funcionalidade Talkback por “curiosidade”, iludidos com a possibilidade do smartphone ler tudo o que surge na tela. Mas quando o dispositivo diz “tudo”, é mesmo “TUDO”.


No entanto, existe um recurso interessante no navegador “Microsoft Edge” que seguramente o irá entusiasmar. O navegador consegue ler de forma fluída a maioria as páginas de Internet, permitindo ao usuário descansar os olhos enquanto ouve o conteúdo.

Este recurso está presente na versão PC do Windows 10, bem como na versão mobile para Android. Na prática, basta aceder a uma página e tocar no botão de 3 pontos > Ler em voz alta.

Está pronto, caso necessite de ajuda adicional basta enviar o seu comentário para o Dicas Droid. Obrigado e até à próxima leitura 😉

Deixe um comentário