Como desbloquear o seu Android com máscara

Em tempos de pandemia, a máscara de proteção é uma importante medida de prevenção de contágio. Nesse cenário, desbloquear o smartphone utilizando o recurso de reconhecimento facial ficou um pouco mais complicado. Até mesmo o desbloqueio por impressão digital ficou mais difícil, visto que em alguns locais exigem a utilização de luvas.


A solução é, na verdade bastante simples, chegou depois que diversos usuários reclamaram a respeito do problema. Vários fabricantes começaram também a adaptar os seus aplicativos de reconhecimento facial para a nova realidade.

Qual é solução?

Para que o seu Android reconheça o rosto mesmo de máscara, será necessário adicionar uma “aparência alternativa”, usando uma máscara a tapar metade do rosto. Se tentar completar o reconhecimento facial com a máscara colocada normalmente, o reconhecimento irá falhar.

Portanto, para começar a configuração da aparência alternativa, aceda às Configurações do seu Android e procure a opção “Biometria e Reconhecimento Facial”. Clique em “configurar um visual alternativo”. Caso já possua um visual alternativo, será necessário “Eliminar os dados faciais” e reiniciar a configuração do reconhecimento facial.

Configurar um visual alternativo reconhecimento facial

Por esta altura, já deverá possuir uma máscara a tapar metade do rosto. Para isso, dobre-a de forma a deixar metade do seu rosto exposto (lado direito ou lado esquerdo).

configurar um visual alternativo

Siga as orientações que aparecerão na tela para concluir a configuração inicial e pronto. Agora o seu Android deve ser capaz de o reconhecer mesmo que esteja com máscara. É possível que esse macete não funcione de primeira. Caso isso aconteça, recomendamos que tente o mesmo passo a passo.



Não tire a máscara de proteção, ela é um importante agente na sua proteção e de outros. Esperamos que tenha gostado das informações deste texto. Para mais dicas de usabilidade como essas, continue a acompanhar o DicasDroid. Obrigado e até à próxima leitura 😉

Deixe um comentário