Como descobrir a senha do Wi-Fi que estou conectado (2 métodos)

Sempre que se conecta a uma rede Wi-Fi o seu Android armazena a senha para facilitar um futuro acesso à mesma rede. O mais provável é que já se tenha conectado a dezenas de redes Wi-fi, seja em casa, no trabalho, no ginásio, entre outros, sendo impossível se recordar de todas.

Se necessita de partilhar a senha da rede com outro dispositivo, sem ter de a solicitar novamente, poderá recuperar a mesma das configurações do Android. A boa notícia, é que a partir da versão 10 do Android, deixou de ser necessário possuir um dispositivo roteado (ver nas versões anteriores).

Método 1 – Android 10 (ROM padrão)

Comece por aceder às opções do Wi-Fi no seu Android através das configurações, ou usando os atalhos de acesso rápido no menu superior. Aqui encontrará uma lista das redes salvas no seu Android, bem como a rede a que se encontra conectado.

Escolha a rede que pretende partilhar a senha e escolha a opção partilhar. Surgirá um código QR que inclui o nome da rede, bem como a senha de acesso. Poderá usar esse código QR para aceder diretamente à rede, ou fazer a leitura do código para ter acesso à senha em “texto” (veja como ler um código QR).

descobrir e partilhar senha do wifi n android

Metodo 2- Recuperar a senha Wi-Fi através do Roteador

Outra solução, consiste em aceder às configurações do roteador, onde é possível encontrar a senha do Wi-Fi, e se necessário, alterar essa mesma senha. Para isso, será necessário usar o “Default Gateway”, ou em linguagem mais “simplista”, o endereço de acesso às configurações do seu roteador.

Isso poderá ser obtido na linha de comandos do computador usando o comando “ipconfig / all”, no entanto, vamos assumir que não possui um computador perto de si, e como tal, vamos recorrer a um aplicativo “Android”. Uma boa solução é o “Wi-Fi Monitor” que lhe exibe de forma intuitiva o Gateway no campo “Configuração da rede”.

default gateway no android usando o wifi monitor

Está pronto, agora basta abrir o seu navegador (por exemplo, o Google Chrome) e colocar na barra de endereços “http://” seguido do IP do Gateway. Se tudo correu bem conseguirá aceder à página de login no roteador.

painel de login no router da meo

Se usa o roteador do provedor de Internet poderá usar a senha de acesso padrão (por norma, disponível na Internet, ou através da linha de apoio). No nosso caso, usando o serviço da MEO o usuário e senha são ambos “meo“.

Caso necessite de ajuda para outro serviço envie o seu comentário. Caso tenha adquirido um roteador numa loja, verifique qual a senha de acesso ao painel administrativo no livro de instruções.

descobrir a senha do Wi-Fi na meo

Após entrar nas configurações do seu roteador, procure a opção “Wi-Fi” e verifique qual a senha da rede. Está pronto, caso tenha alguma dúvida, envie o seu comentário para o Dicas Droid, teremos todo o gosto em o ajudar 😉

Deixe um comentário