Como editar um PDF pelo celular Android (3 Soluções)

Precisa de editar um arquivo PDF no seu Android? Não há problema, o seu celular pode tornar-se uma verdadeira ferramenta de produtividade, permitindo-lhe fazer desde pequenas edições como adicionar blocos de texto, posicionar assinaturas ou desenhar formas, até algo mais “avançado” como editar o texto do PDF, remover imagens, etc.

Não podemos esquecer que o Android conta ainda com a funcionalidade “Imprimir para PDF”, o que lhe permite criar um arquivo PDF através da opção Imprimir. Isto é bastante útil para salvar páginas Web, converter imagens em PDF, etc.

1- Adobe Reader

Se necessita de realizar edições simples no seu PDF, tal como adicionar comentários de texto ou assinar um documento, o Adobe Reader poderá ser uma excelente solução. O aplicativo também lhe permite editar arquivos PDF, embora para isso seja necessário ativar a versão PRO (pode experimentar 7 dias grátis). Algo que poderá fazer gratuitamente com o Microsoft Word.

Para começar, será necessário criar uma conta gratuita. Para poupar tempo, poderá fazer o login com uma conta de uma rede social. No menu inferior, toque a opção “Arquivos” e escolha o arquivo PDF que pretende editar. Já com o documento aberto, toque no botão de editar (em forma de lápis) e escolha qual a operação que pretende aplicar.

Para assinar um PDF, basta escolher a opção “Preencher e Assinar” e em seguida tocar no ícone da caneta para “Criar uma assinatura”. O aplicativo permite-lhe desenhar manualmente, usar uma imagem, ou fotografar a sua assinatura.

Após criar a sua assinatura personalizada, basta tocar no local onde pretende adicionar a assinatura. Para salvar o seu documento, toque no botão de 3 pontos e escolher a opção “salvar uma cópia”. Está pronto.

2. Edite um PDF no Android com o Microsoft Word

Tal como já referimos no início, o Microsoft Word pode ser usado para converter o seu arquivo PDF num documento editável, e dessa forma, aplicar todas as edições necessárias com uma maior liberdade. Para isso, basta tocar no botão “Abrir” e escolher qual o arquivo PDF que pretende editar.

Em seguida, toque no botão de edição e confirme tocando em no botão OK. Tal como o próprio Word avisa, é possível que o documento convertido possa ser ligeiramente diferente, no entanto, o Word preserva sempre o arquivo original. Aguarde enquanto o Word converte o seu arquivo PDF.

O Word irá abrir um documento em “Modo leitura”, não sendo possível fazer edições. Em primeiro lugar, será necessário salvar o documento em formato .doc, e depois sim, aplicar todas as alterações desejadas. Quando terminar, basta tocar no botão 3 pontos e escolher a opção “Partilhar como PDF” ou apenas “Guardar como” se pretender manter o formato de arquivo em .doc.

3. Smallpdf – “Small” em nome, mas grande em funcionalidades

O Smallpdf é um aplicativo prático e eficiente, que lhe permite realizar várias tarefas, tal como editar, assinar, converter ou digitalizar PDF’s e muito mais. O aplicativo permite-lhe realizar duas tarefas gratuitas por dia, sendo necessário criar uma conta.

Na prática, basta lançar o aplicativo Smallpdf e tocar na opção “Arquivos” para abrir o documento desejado. Na parte inferior da janela, encontrará todas as ferramentas de edição disponíveis. Quando terminar, toque no botão de 3 pontos e escolha a opção “Salvar no dispositivo”. Está pronto!

Conhece outras soluções para editar um PDF no Android? Partilhe com a nossa comunidade enviando o sue comentário para o Dicas Droid. Obrigado 😉

Deixe um comentário