Como encerrar aplicativos no Android (2 Soluções)

Já lhe aconteceu um aplicativo do Android apresentar problemas, comprometendo o funcionamento do seu dispositivo? Ou então, possuir vários aplicativos rodando em plano de fundo o seu Android ficar muito lento por falta de memória RAM?

Quando isso acontece, o que podemos fazer? A maior parte dos utilizadores provavelmente irá reiniciar o dispositivo, na esperança que o dispositivo volte ao “estado normal”, no entanto, isso poderá não ser suficiente. A solução passar por forçar o encerramento dos aplicativos.


Encerrar aplicativos no Android

Encerrar aplicativos no Android é muito simples, não necessitando de aplicativos “extra” com essa funcionalidade específica. Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” do Android e procurar a opção “Aplicativos”.

Selecione o aplicativo que pretende terminar e toque no botão “Forçar Paragem”, para encerrar o processo no Android. Se aceder ao separador “Em execução”, poderá visualizar os aplicativos correndo em plano de fundo no seu Android.

Em alternativa, poderá tocar no botão de tarefas na zona inferior do seu Android e tocar no botão de exclusão para terminar todos os aplicativos em plano de fundo.

Impedir que o aplicativo volte a iniciar

Nas novas versões do Android é possível impedir que os aplicativos voltem a iniciar em background, sem o seu consentimento. Para isso, basta aceder a Definições > Bateria > Inicialização de aplicativos.


Verifique quais os aplicativos que podem iniciar em plano de fundo, mas atenção, nem todos os aplicativos podem ser impedidos. Por exemplo, se impedir o Facebook Messenger, poderá deixar de receber as mensagens, ou como neste exemplo, o Textra.

Usar aplicativos específicos

Caso necessite de um aplicativo especifico para otimizar o desempenho do seu smartphone poderá usar um aplicativo para encerrar aplicativos no Android como o Advanced Task Manager, ou optar por um “Otimizador de desempenho” para Android.

Por falar em desempenho, já ouviu falar do modo desempenho dos dispositivos Huawei, que era usado para “melhorar” os resultados no benchmark? Saiba como ativar o modo desempenho no seu Huawei.

Deixe um comentário