Como Esconder Aplicativos no Android (sem root)

O nosso Smartphone guarda muitos dos nossos segredos, seja através de fotografias, vídeos ou até conversas no Facebook. Como tal, é importante cuidar da sua privacidade, evitando aquelas situações em que o seu Android vai parar às mãos dos amigos ou namoradas/os e fica o caldo entornado.

Neste tutorial, iremos explicar como esconder aplicativos no Android (fotos, vídeos, etc), através de várias dicas simples de aplicar.

Como esconder aplicativos no Android

1. Apex Launcher

A primeira solução, consiste em utilizar o aplicativo gratuito Apex Launcher, que muda a aparência do seu sistema Android. Na prática, basta aceder às configurações do Apex Laucher e selecionar “Configurações da Gaveta” – Aplicações ocultas.

ocultar aplicativos no android

Por fim, basta selecionar o aplicativo que pretende ocultar e guardar as alterações. Está pronto.

2. NoxCleaner

Outra solução é usar o NoxCleaner, um aplicativo “Otimizador” que permite controlar o acesso a vários parâmetros do seu Android. O AppLock permite bloquear o acesso a aplicativos, às configurações do dispositivo, contatos, etc.

Poderá usar um padrão de desbloqueio para aceder aos aplicativos, ou usar a impressão digital definida nas definições de segurança do seu dispositivo. Para isso, basta instalar o NoxCleaner no seu Android e aceder à opção “AppLock”.

Em seguida, defina quais os aplicativos que pretende bloquear. Será inteligente bloquear o acesso às Definições para impedir alterações que possam comprometer o bloqueio de apps do NoxCleaner.

Toque no botão “Criptografar” e defina o padrão de segurança que pretende usar, bem como uma pergunta de segurança caso se esqueça do padrão usado. Está pronto, o aplicativo irá proteger o acesso aos aplicativos selecionados. Relembramos que alguns aplicativos já possuem essa proteção de acesso de forma nativa, por exemplo, o WhatsApp.

Para isso, bastaria aceder às “Definições” tocando no botão de 3 pontos e aceder a “Conta” > Privacidade. No final da página encontra a funcionalidade “Bloqueio por impressão digital”. Ative a proteção do aplicativo.

Dica: Alguns fabricantes já incluem uma ferramenta de proteção de forma nativa. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como bloquear o acesso a apps sensíveis no Android.

4 comentários em “Como Esconder Aplicativos no Android (sem root)”

Deixe um comentário