Como excluir as músicas baixadas do Spotify

Uma das grandes vantagens do Spotify Premium, é a possibilidade de baixar as músicas para o seu dispositivo, e reproduzi-las em offline. Pode baixar até 10.000 músicas por dispositivo em até 5 dispositivos diferentes.

O inconveniente de baixar muitas músicas para o seu dispositivo, é que irá consumir bastante armazenamento. Para ter uma ideia, após analisar o meu dispositivo com o aplicativo Files by Google, constatei que o Spotify ocupava 8 GB (com 350 músicas baixadas).

O que me levou a uma pergunta óbvia, como posso excluir as músicas baixadas do Spotify? E como posso limpar a cache para libertar mais espaço no dispositivo? Aqui ficam os procedimentos necessários.

Como excluir músicas do Spotify Premium?

Comece por aceder ao Spotify e no menu inferior escolha a opção “A tua biblioteca”. Na parte superior da janela irá encontrar várias opções para filtrar os resultados, sendo que deverá escolher a opção “Transferido”.

musicas transferidas do spotify

Agora basta escolher um álbum ou playlist que pretenda excluir da sua biblioteca de músicas baixadas. Toque no ícone de download e confirme que pretende excluir a álbum / playlist das transferências. No caso de faixas individuais como “podcasts”, o procedimento é o mesmo, bastando tocar no ícone com a seta para baixo para excluir o download (o ícone passa de verde para preto).

excluir as músicas baixadas do Spotify

Como excluir a cache do Spotify?

Limpar a cache do Spotify permite libertar espaço de armazenamento, sem excluir as músicas transferidas. Para excluir, basta tocar no botão de Configurações (engrenagem). Navegue até à zona inferior da janela até encontrar a secção “Armazenamento”.

limpar cache do spotify

Aqui encontrará uma opção para “Limpar cache”, e ainda a opção para “Remover todas as transferências”. O Spotify exibe um pequeno gráfico exibindo o espaço de armazenamento consumido pelo aplicativo, ajudando a decidir que tipo de ação deve tomar.

Curiosidade: Sabia que mesmo possuindo o Spotify Premium, é necessário se conectar pelo menos uma vez por mês no Spotify? Isso acontece porque o serviço precisa conhecer as estatísticas de utilização (músicas ouvidas) para pagar aos artistas. 

Deixe um comentário