Como fazer Backup de Apps no Android

Pretende criar um backup dos aplicativos do seu Android? É muito simples, você poderá criar um arquivo de backup (no formato .apk) que poderá usar para reverter alterações, ou para enviar aplicativos para outro Android, que não possua acesso ao Google Play Store.
De salientar, que o próprio Android possui uma opção bastante útil, que permite criar um backup dos aplicativos instalados, senhas Wi-Fi e outras configurações importantes nos servidores da Google. Esta opção é bastante útil quando está a migrar os seus dados para um novo telefone.
Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” do Android e entrar na secção “Fazer backup e redefinir”. Ative a opção “Fazer Backup” para iniciar a recolha dos dados. Se ativar a opção “Restauração automática”, o Google restaura todas as configurações usadas anteriormente nos aplicativos quando proceder a reinstalação.

Dica: Precisa de usar duas contas de um serviço no mesmo celular? Saiba como clonar um aplicativo!
Como fazer Backup de Apps no Android
Comece por aceder ao Google Play Store e proceda à instalação do Astro File Manager. Agora, aceda às “definições” do Astro File Manager e selecione a opção “Gerenciador de aplicativos”. Selecione o aplicativo que pretende guardar no backup e toque no botão de opções (em forma de 3 pontos). Para terminar, selecione a opção “backup”.
O aplicativo será guardado na pasta “backups” do seu Android, que poderá aceder usando o próprio Astro File.
Titanium backup
Se o seu dispositivo Android está roteado, poderá usar o aplicativo Titanium backup para criar um arquivo de backup dos seus aplicativos. Para isso, basta executar o Titanium backup e tocar na opção “Backup / Restauração”. Para terminar, selecione o aplicativo que pretende guardar e tocar no botão “Backup”.
Dica: Precisa de instalar uma versão anterior de um aplicativo? Por vezes, as novas versões podem apresentar “bugs” e tornar o funcionamento do aplicativo bastante instável. A solução, passa por baixar uma versão anterior desse mesmo aplicativo. Isso poderá ser feito usando uma loja “alternativa” ao Google Play Store.