Como Formatar o celular Motorola (2 métodos simples)

Por vezes, a formatação é a única solução possível para resolver problemas de desempenho ou quando surgem erros de software persistentes. Também poderá ser necessário formatar o celular quando pretende vender o mesmo, e pretende excluir toda a informação pessoal.

Antes de formatar o seu Motorola, é importante fazer um backup de todos os dados importantes, como contatos, fotos, vídeos e outros arquivos pessoais, pois a formatação apagará todos os dados armazenados no dispositivo. É possível que alguma dessa informação já se encontre armazenada em nuvem, tal como os contactos (armazenados no Google Contactos), as Fotos (no Google Fotos), etc. No entanto, é importante não facilitar. Para o ajudar, poderá usar o programa MoboPlay, que permite criar um backup, e posteriormente restaurar a informação.

Como formatar o celular Motorola?

1 – Acesse o menu de Configurações do seu celular Motorola. Isso pode variar dependendo do modelo do seu aparelho, mas geralmente é representado por um ícone de engrenagem ou é encontrado na lista de aplicativos. Dentro das configurações, procure pela opção “Sistema” ou “Configurações avançadas” e toque nela.

2 – Procure a opção “Redefinir” ou “Restaurar” e selecione essa opção. Dependendo do modelo do seu celular Motorola, você pode ter diferentes opções de restauração. Caso necessite de informação específica para o seu modelo, basta deixar o seu comentário no formulário abaixo. Selecione a opção que melhor se adequa à sua necessidade. Geralmente, as opções disponíveis são:

  • Redefinir configurações de fábrica“: Essa opção irá apagar todos os dados do dispositivo, incluindo aplicativos, configurações personalizadas e arquivos armazenados internamente. O sistema será restaurado para as configurações de fábrica.
  • Apagar todos os dados“: Essa opção irá realizar uma formatação completa do dispositivo, apagando todos os dados, incluindo aplicativos, configurações personalizadas, arquivos armazenados internamente e também no cartão de memória, se houver. Esta opção deve ser usada quando pretender vender o seu celular.
  • Redefinir todas as configurações“: Essa opção irá reverter as configurações do sistema para os padrões de fábrica, mantendo seus aplicativos e arquivos intactos. Uma opção menos evasiva, ideal para quando pretende recuperar o celular que exibe erros constantes.

Será necessário confirmar a ação, lendo todas as informações para evitar surpresas. O processo poderá demorar alguns minutos, dependendo da quantidade de dados armazenada em sistema. Após formatar o seu celular Motorola, será necessário configurar novamente todas as informações, como da primeira vez que o tirou da caixa.

Formatar o celular Motorola através do Ambiente de recuperação

Se por algum motivo não consegue iniciar o seu celular Motorola, poderá ser necessário aceder ao menu de recuperação. Para isso, isso estas etapas:

  • Desligue completamente o dispositivo.
  • Pressione e segure o botão de diminuir volume e o botão liga/desliga (Power) simultaneamente. Continue pressionando os dois botões até que o dispositivo inicie no modo de recuperação. Isso geralmente leva alguns segundos.
  • Quando o menu de recuperação aparecer na tela, solte os botões.

No modo de recuperação, você pode navegar pelos menus usando os botões de volume para cima e para baixo e selecionar uma opção pressionando o botão liga/desliga. Para iniciar a formatação, escolha a opção “wipe data/factory reset” (apagar dados/restauração de fábrica) e confirme usando o botão Power.

wipe data formatar o celular motorola

Aguarde alguns minutos até o dispositivo concluir a formatação. Caso necessite de ajuda adicional, envie o seu comentário para o icas Droid 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *