Sempre que tenta tirar uma fotografia da lua, obtém uma imagem de uma bola brilhante desfocada? Com o ajuste manual dos parâmetros da câmera é possível melhorar significativamente a qualidade da imagem, mesmo em telemóveis de gama média/baixa.

Ao navegar pelas redes sociais, seguramente que já se deparou com aquelas fotografias nítidas da lua, tiradas com smartphone topo de gama. Seguramente que o faz suspirar por um novo telemóvel 😉 Não obstante, também é possível melhorar as suas fotografias. Neste exemplo usamos um Huawei P30 lite.

fotografia da lua com celular ruim

Configuração para fotografar a lua

1. Comece por abrir o aplicativo da câmera no seu smartphone. Procure o modo manual (ou Pro) que lhe permita alterar manualmente os parâmetros da imagem (exposição, abertura, etc).

camera modo manual android

2. Em seguida, aponte a câmera para a lua e use o máximo de zoom possível. No nosso caso, apenas foi possível um Zoom de 6x. No entanto, esta limitação pode ser “minimizada” usando uma lente “externa” para celular. na Amazon encontra lentes que lhe permitem um Zoom até “12x”: Kit de lente para smartphone (link afiliado).

3. Agora, reduza a exposição (ISO) para os valores mais baixos (no nosso caso, o mínimo era de 50), no entanto, se o seu celular permitir ainda mais baixo, tanto melhor.

4. Para terminar, altere a velocidade do obturador (S) para um valor perto dos 300. Toque na lua que surge na tela, de forma a indicar o objeto a ser focado e tire a sua fotografia. E então, obteve um melhor resultado? Conte-nos a sua experiência enviando um comentário para o Dicas Droid 😉

configuracao para tirar foto da lua

Se possui um tripé (por exemplo, se um pau selfie) poderá usar o mesmo para o ajudar a estabilizar a imagem. É impressionante ver como uma pequena otimização dos parâmetros consegue melhorar significativamente a qualidade das fotografias tiradas.

Categorias: Dicas

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *