Como guardar as imagens do Estado do WhatsApp dos amigos

Precisa guardar uma imagem que um amigo publicou no Estado do WhatsApp? Por mais estranho que lhe possa parecer, a imagem já se encontra guardada no seu dispositivo, apenas se encontra oculta. Neste tutorial, iremos explicar como encontrar essas imagens, e como mover para um álbum à sua escolha.

Por norma, as imagens publicadas do estado do WhatsApp desaparecem ao fim de 24 horas. No entanto, elas encontram-se guardadas no seu Android, como arquivos ocultos. Para aceder a essas mesmas imagens, poderá recorrer a dois “truques”.

Usando um Explorador de arquivos

A primeira solução consiste na utilização de um aplicativo explorador de arquivos. Muitos dos smartphones atuais já possuem um aplicativo explorador nativo, denominado de “Ficheiros”, que lhe permite navegar pelos arquivos da memória Interna, cartão de memória e até aceder a dispositivos em rede.

Para exemplificar, iremos usar um dispositivo Huawei. No seu dispositivo aceda ao aplicativo “Ficheiros” e no menu inferior toque no separador 2Eu”. Entre nas “Definições” e ative a opção “Mostrar ficheiros multimédia ocultos”.

arquivos ocultos no huawei ficheiros

Agora, vamos aceder à memória interna do Android e procure a pasta “WhatsApp” > “Media”. Na pasta “Statuses” irá encontrar todo o conteúdo publicado pelos seus amigos e familiaresno estado do WhatsApp. Agora, basta copiar esses arquivos e colar numa pasta diferente.

pasta statuses do whatsapp

Aceder através do PC

Outra maneira simples de aceder às imagens do estado é conectando o smartphone ao computador. O procedimento é basicamente o mesmo, com a diferença que estará a usar o explorador do Windows para aceder às imagens.

Para isso, basta ligar o seu smartphone ao computador e tocar na notificação “Conectado através de USB”. Escolha a opção “Transferir arquivos”. Agora, no seu computador navegue até o mesmo diretório “WhatsApp” > “Media”.

No menu superior, escolha o separador “Ver” > Opções > “Opções de pastas”. Marque a opção “Mostrar pastas, unidades e ficheiros ocultos”. Poderá ser necessário atualizar a pasta pressionando com o botão direito do mouse, para exibir todas as alterações. Já será possível ver a pasta “Statuses” onde será possível baixar os arquivos que achar necessários.

arquivos ocultos do windows

Será possível recuperar imagens mais antigas?

Tal como já foi referido, as imagens desaparecem após 24 horas. No entanto, se usar um programa para recuperar fotos excluídas, com capacidade de analisar a memória interna do dispositivo, talvez possa ter sorte. Para conhecer alguns desses programas e aplicativos aceda ao seguinte tutorial: como recuperar arquivos excluídos do Android.

Deixe um comentário