Como instalar serviços Google (GMS) nos novos Huawei

O futuro da Huawei encontra-se envolvido numa enorme nuvem de incerteza, após a administração dos EUA ter imposto um bloqueio, que impede as empresas norte-americanas de fazerem negócio com a Huawei.

Desde então, a Huawei tem “feito das tripas coração”, para tentar minimizar o impacto destas medidas, especialmente no segmento dos Smartphones. Os efeitos desta restrição começaram a surgir nos modelos Huawei P40, Mate 30 Pro, e Y7P. Mas vamos ao que interessa, se comprou um dispositivo Huawei que não possua Serviços Google eis as suas alternativas.

huawei p40

A solução proposta pela Huawei…

A solução da Huawei passa por instalar o aplicativo “Petal Search” (disponível através do AppGallery). À primeira vista, este aplicativo aparenta ser “apenas” uma alternativa ao “Google Search”, no entanto, o Petal Search consegue localizar os arquivos de instalação (.apk), dos aplicativos “americanos” que estão em falta no seu dispositivo.

petal search

Na prática, basta abrir o aplicativo Petal Search e pesquisar aplicativos como Facebook, Messenger, WhatsApp, Gmail, YouTube, etc.

petaç search

O Petal Search irá exibir várias sugestões para baixar os arquivos, usando lojas externas ao Google Play Store como o APKPure, Aptoide, e até mesmo a loja da Huawei AppGallery, batasndo tocar no botão “Instalar”.

Alternativa sugerida pelos leitores…

Se está a migrar de um modelo antigo da Huawei, poderá usar a ferramenta de clonagem para transferir todo o seu conteúdo para o novo dispositivo. Este procedimento poderá ser demorado, dependendo da quantidade de arquivos que vão ser transferidos.

Para começar basta escolher a ferramenta “Phone Clone” no seu dispositivo antigo e após concordar com os termos tocar na opção “Este é o telemóvel de origem”. Será necessário fornecer permissão para que o aplicativo possa recolher os dados que vão ser transferidos.

huawei clone

O seu dispositivo antigo irá então necessitar de ler um código QR. No seu novo Huawei, aceda à ferramenta Phone Clone e escolha a opção “Este é o telemovel de destino” > Escolha a marca “Huawei”.

Agora basta ler o código QR do seu Huawei Antigo. Caso tenha dificuldades, poderá optar por se conectar ao Hotspot Wi-Fi, ou seja, se conectar à rede Wi-Fi “temporária” criada pelo dispositivo de destino. Após se conectar à rede Wi-Fi o aplicativo Phone Clone irá dar continuidade ao procedimento.

Solução 3: LZ Play

Outra forma de instalar os aplicativos Google, bem como os serviços GSM é através da ferramenta LZ Play. O LZ Play é um MDM (Mobile Device Manager), que permite alterações na pasta raiz do telefone. Para isso, o aplicativo irá necessitar de várias permissões, que permitem realizar alterações profundas no software do dispositivo.

Apesar da facilidade de todo o processo, fornecer tantas permissões poderá tornar o dispositivo mais vulnerável a ataques de malware, especialmente se pensarmos que este procedimento não é oficial, nem é “autorizada” pela própria Google. Ou seja, não existem garantias que irá funcionar para sempre, irá ser uma verdadeira corrida do “gato e do rato”, até a Google encontrar a “falha”. No entanto, caso fique curioso, poderá sempre visitar este vídeo: https://youtu.be/HAxj0FYgwoY

Deixe um comentário