Como ler páginas Web em voz Alta no Android

Aumente a sua produtividade fazendo o seu Android ler as páginas Web que visita em voz alta. Dessa forma, evita ter de manter o seu olhar focado na tela do celular, reduzindo o cansaço dos seus olhos.

Se dividir a tela do seu Android, poderá ouvir as notícias, enquanto executa outras tarefas. Isso poderá ser feito através do Google Assistente, embora também já esteja disponível no navegador Edge da Microsoft.

Como ler as notícias em voz alta

Comece por aceder ao aplicativo “Google” do seu Android (e não o Chrome) e pesquise a matéria que pretende visitar. A página será carregada usando o navegador embutido do aplicativo Google.

No menu inferior, encontrará a opção “Ler em voz alta”. O Android irá então criar uma faixa de áudio que poderá reproduzir como se fosse uma música do seu smartphone, que poderá pausar e até retroceder caso pretenda ouvir novamente.

Se a opção “Ler em voz alta” se encontrar “acinzentada”, é porque a página não possui conteúdo suficiente para criar uma leitura fluída (por exemplo, uma página de vendas como a Amazon), ou encontra-se num idioma não suportado.

Tal como já foi referido, o navegador Microsoft Edge também já possui esta funcionalidade de forma nativa, encontrando-se também disponível na versão PC. Um ponto extra para o concorrente do Google Chrome que vemos com alguma estranheza, principalmente se nos lembrámos que o Edge possui o mesmo “motor” que o Chrome.

Aproveite a sua voz…

Outra forma de aumentar a sua produtividade é através do teclado do Google (Gboard). Na prática, é possível usar o reconhecimento de voz (tocando no ícone em forma de Microfone), para ditar o seu texto.

Como o Gboard é usado em para digitar o texto em diversos aplicativos, pode ser usado para executar várias tarefas como escrever SMS com a voz. A Microsoft também oferece um recurso semelhante no Microsoft Office, usando a funcionalidade “Ditar Texto”.

Deixe um comentário