Como limpar o cache DNS no Android (e mudar o DNS)

Uma das formas mais simples de resolver problemas de acesso à Internet é limpando a cache do DNS. No computador, o processo é bastante simples e pode ser feito através da linha de comandos, no entanto, no Android o processo não é tão óbvio. Para o ajudar, decidimos criar um tutorial que explica como limpar a cache DNS no Android, e claro, como usar o DNS da Google (o famoso 8.8.8.8 / 8.8.4.4).

Como limpar a cache através do Google Chrome

Comece por abrir o navegador Google Chrome no seu Android. Na barra de endereços digite o link abaixo e pressione “Enter” para avançar. Na página que surge toque no botão “Clear host cache”.

chrome://net-internals/#dns
limpar o cache DNS no Android

Se este procedimento não for suficiente, poderá optar por excluir toda a cache do Google Chrome. Para isso, comece por tocar no botão “3 pontos” que encontra no topo direito da tela, e escolha “Definições”. Aceda à opção “Privacidade e Segurança” – “Limpar dados e navegação”.

Escolha os dados que pretende excluir, e quais pretende manter (poderá manter os dados dos formulários). Confirme tocando no botão “Limpar dados”. Existe ainda outra alternativa, que consiste em aceder às “Configurações” do seu Android e procurar a opção “Aplicativos”. Em seguida, procure pelo aplicativo Google Chrome e aceda à opção “Armazenamento”. Para terminar, toque no botão “Limpar cache”.

Como mudar o DNS no Android

Por padrão, o Android usa o DNS do seu operador móvel ou do seu fornecedor de Internet residencial, no entanto, poderá alterar o fornecedor com facilidade, optando por usar um mais rápido. Para isso, existem duas formas simples de o fazer, através das configurações do Android ou através das configurações do navegador Google Chrome.

Google Chrome: Comece por aceder ao Google Chrome e toque no botão de opções no canto superior direito da tela. Escolha “Definições” – Privacidade e Segurança – Usar o DNS Seguro. Aqui poderá ativar a opção “Escolher outro fornecedor”, repare que o Chrome já coloca à sua disposição vários fornecedores de confiança, nomeadamente o Google Public DNS, CloudFlare, OpenDNS, etc.

mudar dns android

No Sistema: Aceda às configurações do Android e toque em “Ligações” – “Wi-Fi”. Toque na ligação Wi-Fi que está a usar e aceda às opções da mesma tocando no ícone “engrenagem”. Procure a opção “Definições IP” e altere para “Fixo”. Agora já poderá alterar os valores do campo DNS 1 e DNS 2. Para usar o DNS da Google basta adicionar 8.8.8.8 no campo DNS 1 e 8.8.4.4 no campo DNS 2.

mudar o dns do android

Está pronto, ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *