Como marcar email como Phishing Outlook (Android)

Marcar as mensagens fraudulentas como Phishing é uma ajuda na luta contra o malware, garantindo uma maior segurança e eficácia na detecção deste tipo de ameaça. No computador, o Outlook possui um botão específico para marcar uma mensagem como Phishing, no entanto, no Android esta opção não é tão clara.

Sendo assim, como posso sinalizar mensagens perigosas no Outlook? E como posso combater o Phishing (SPAM)?

Como marcar email como Phishing no Outlook (Android)

Comece por aceder ao aplicativo Outlook no Android e abra a mensagem que pretende sinalizar, sem tocar em qualquer link, ou baixar qualquer arquivo (mensagens perigosas normalmente incluem arquivos pdf para ocultar links maliciosos). Em seguida, toque no ícone de mais opções (3 pontos) e escolha a opção “Denunciar um problema” – “SPAM”.

denunciar phishing android outlook

No menu seguinte será possível marcar a mensagem como “Phishing”. Poderá igualmente bloquear o remetente, no entanto, esta opção não é muito eficaz, visto que os burlões trocam frequentemente de conta. A melhor opção é criar “filtros” (ou regras) para filtrar as suas mensagens automaticamente como explicado em baixo.

phishing android outlook

Criar um filtro para excluir emails automaticamente

O Outlook permite filtrar mensagens com um determinado conteúdo automaticamente, ou seja, se uma mensagem de email possuir uma determinada palavra, é automaticamente excluída. Poderá aplicar esse tipo de bloqueio tanto no Outlook.com como no Gmail. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial no nosso site de informática Guia Informática 😉

Criar emails temporários

Outra solução eficaz na luta contra o Phishing são os emails temporários. Se vai se cadastrar num site que não conhece muito bem, ou apenas pretende “experimentar”. Então a melhor solução consiste em criar um email temporário. Esse email fornece uma “caixa de entrada” temporária (normalmente 15 minutos) para receber as mensagens, e depois, o email simplesmente desaparece. Uma das melhores soluções atuais é o serviço “Temp-Mail“.

O Gmail também possui uma opção interessante que lhe permite criar variantes do seu endereço atual. Ou seja, se o seu endereço for “[email protected]”, pode simplesmente adicionar um “+” juntamente com uma tag identificativa. Por exemplo, imagine que se vai cadastrar na Netflix, e pretende saber se esse endereço vai ser usado para mais “alguma coisa”. Basta se cadastrar com o endereço “[email protected]”. Para mais detalhes consulte. Como saber a origem do SPAM.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *