Como obter o certificado digital de vacinação no Smartphone

O certificado de vacinação é a chave para uma liberdade há muito tempo perdida, garantindo acesso aos seus restaurantes favoritos, acesso a hotéis e claro, facilita a circulação entre países, visto que, este certificado é válido em toda a União Europeia.

Se já foi vacinado, a forma mais simples de obter o seu certificado digital de vacinação, é através do aplicativo do Sistema Nacional de Saúde (SNS 24). Para isso, comece por aceder à loja de aplicativos Google Play Store e proceda ao download do aplicativo para o seu telemóvel.

Obtenha o seu certificado de vacinação digital

Após instalar o aplicativo, escolha o método que pretende usar para entrar no seu perfil: número de Utente ou chave digital. A chave digital é um método de autenticação, que lhe permite aceder aos diversos serviços do estado, com um único login.

número de utente para login

Para este tutorial, iremos fazer o login com o número de utente, que está disponível para todos os utilizadores. Continuando, será exibido os termos de utilização que deverá ler e aceitar, navegando até à zona inferior da janela do aplicativo.

Em seguida, será necessário preencher os seus dados pessoais, o que inclui o número de utente, data de nascimento e número de telefone. Irá receber um código de confirmação no seu telemóvel, o qual deverá introduzir no aplicativo (normalmente é automático).

dados do numero de utente

Agora, defina um código de acesso ao aplicativo SNS 24, protegendo as suas informações de olhares indiscretos. Está pronto, para obter o seu certificado digital, basta tocar no botão “Certificado Digital COVID” > Certificação de Vacinação.

obter o certificado digital de vacinação

O aplicativo irá apresentar o seu certificado digital. Agora possui duas soluções, ou mantém o aplicativo do SNS 24 e acede ao certificado sempre que necessário, ou toca no botão de 3 pontos para transferir o seu certificado para o telemóvel no formato digital.

Poderá ainda usar um explorador de arquivos (como o Cx Explorador de Arquivos) para criar um atalho do arquivo PDF na tela principal do seu smartphone, evitando ter de aceder sempre ao diretório de “transferências” do seu smartphone.

Deixe um comentário