Como obter o certificado digital de vacinação no Smartphone

O certificado de vacinação é a chave para uma liberdade há muito tempo perdida, garantindo acesso aos seus restaurantes favoritos, acesso a hotéis e claro, facilita a circulação entre países, visto que, este certificado é válido em toda a União Europeia.
Se já foi vacinado, a forma mais simples de obter o seu certificado digital de vacinação, é através do aplicativo do Sistema Nacional de Saúde (SNS 24). Para isso, comece por aceder à loja de aplicativos Google Play Store e proceda ao download do aplicativo para o seu telemóvel.
Obtenha o seu certificado de vacinação digital
Após instalar o aplicativo, escolha o método que pretende usar para entrar no seu perfil: número de Utente ou chave digital. A chave digital é um método de autenticação, que lhe permite aceder aos diversos serviços do estado, com um único login.
Para este tutorial, iremos fazer o login com o número de utente, que está disponível para todos os utilizadores. Continuando, será exibido os termos de utilização que deverá ler e aceitar, navegando até à zona inferior da janela do aplicativo.
Em seguida, será necessário preencher os seus dados pessoais, o que inclui o número de utente, data de nascimento e número de telefone. Irá receber um código de confirmação no seu telemóvel, o qual deverá introduzir no aplicativo (normalmente é automático).
Agora, defina um código de acesso ao aplicativo SNS 24, protegendo as suas informações de olhares indiscretos. Está pronto, para obter o seu certificado digital, basta tocar no botão “Certificado Digital COVID” > Certificação de Vacinação.
O aplicativo irá apresentar o seu certificado digital. Agora possui duas soluções, ou mantém o aplicativo do SNS 24 e acede ao certificado sempre que necessário, ou toca no botão de 3 pontos para transferir o seu certificado para o telemóvel no formato digital.
Poderá ainda usar um explorador de arquivos (como o Cx Explorador de Arquivos) para criar um atalho do arquivo PDF na tela principal do seu smartphone, evitando ter de aceder sempre ao diretório de “transferências” do seu smartphone.