Como passar arquivos do celular para o PC (e vice-versa)

Logo após a Google liberar a funcionalidade Nearby Share, que permite o envio de arquivos do celular para o PC (e vice-versa), a Microsoft apresentou a serviço “Drop” que permite o compartilhar arquivos entre os seus dispositivos de forma instantânea.

O Drop funciona como um janela de conversação, onde poderá enviar mensagens e arquivos para si mesmo. O serviço usa o OneDrive para armazenar os seus arquivos em segurança, o que significa que a partilha não necessita de ativar o Bluetooth ou conectar os dispositivos na mesma rede Wi-Fi, o único requisito, é possuir o navegador Microsoft Edge em ambos os dispositivos (PC e celular).

Transferir arquivos entre celular e PC

Em primeiro lugar, comece por instalar o Microsoft Edge no seu celular Android (se ainda não possui). Faça o login na sua conta Microsoft (a mesma que usa no computador) e proceda à configuração inicial do seu navegador.

No seu computador, inicie o navegador Microsoft Edge e pressione o botão do “Bing”. No menu suspenso escolha a funcionalidade “Drop” e arraste o arquivo que pretende enviar para a janela de envio.

No celular, inicie o navegador Edge e toque no botão de Opções (3 barras) e escolha a funcionalidade. Surgirá uma lista dos arquivos partilhados, devendo pressionar o botão “3 pontos” e em seguida “Descarregar” para baixar o seu arquivo.

drop edge receber arquivos

Enviar arquivos do celular para o PC

Tal como deverá imaginar, estamos perante o processo contrário. Ou seja, aceda ao aplicativo Edge no seu celular e toque no botão de opções (3 barras). Escolha a opção “Drop” e toque no botão “+” que encontra no fundo da página.

passar arquivos do celular para o PC

Para terminar, escolha o tipo de arquivo que pretende enviar (foto, vídeo ou documento) e use o explorador de arquivos para procurar o mesmo. Por fim, toque no botão “Enviar” e o arquivo passará a estar disponível no seu computador. Muito simples!

A sua opinião é importante! Qual o serviço que prefere, o Nearby Share da Google ou o Drop da Microsoft? Partilhe com o Dicas Droid enviando o seu comentário 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *