Como recuperar contatos perdidos com a ajuda do Facebook Messenger

O Facebook Messenger possui um backup dos seus contatos do telefone, oferecendo mais uma “fonte”, caso necessite de recuperar um contato excluído. Esses contatos podem ser usados por exemplo, para enviar SMS através do Messenger, bem como, para encontrar mais facilmente as pessoas que talvez conheça.


O backup “principal” dos contactos é feito pelo Google, que facilita a sincronização com outros dispositivos (com a mesma conta Google), bem como, a recuperação de contatos excluídos acidentalmente. O serviço também lhe permite editar os seus contatos de uma forma simples, sendo possível organizar por categorias, associar uma foto que surge quando recebe uma chamada, etc.

Os contatos excluídos são mantidos um mês na lixeira do Google Contacts, permitindo uma recuperação simples. Mas e se o seu contato já foi excluído? É nessas situações que o Facebook Messenger poderá ser útil.

Como recuperar contatos do Facebook Messenger?

Comece por aceder ao Facebook Messenger no seu smartphone, e toque na sua foto. Navegue até à opção “Contatos do telemóvel”, e escolha a opção “Gerir Contatos”. Surgirá uma lista de todos os contatos que foram carregados para o Facebook. Repare que é possível ativar ou desativar a sincronização dos contatos, bastando para isso aceder à opção “Carregar contatos” e tocar na opção “Ativar / Desativar”.

Os números estão ocultados parcialmente, para visualizar um número de telemóvel por completo, basta carregar no nome do contato. Se clicar no botão “Eliminar todos os contatos”, o Facebook simplesmente exclui todos os contatos, sem necessitar de confirmação, portanto use com CUIDADO.


Poderá ainda carregar no link “Ver os contatos que carregaste a partir do Facebook”, embora essa opção apenas lhe permita ver os endereços de emails associados aos contatos. Infelizmente, esta opção não é válida para o Messenger versão PC, que poderá aceder na página: messenger.com.

Existem ainda programas específicos que permitem vasculhar a memória interna do seu Android, em busca dos contatos perdidos. Para mais detalhes consulte: Como recuperar contatos Android excluídos.

Deixe um comentário