Como recuperar fotos apagadas no Android

Uma das maiores preocupações nos dias de hoje é o espaço de armazenamento disponível nos nossos smartphones — por mais que se trate de um dispositivo com bastante capacidade de armazenamento, não é incomum precisarmos fazer uma limpeza geral no conteúdo do dispositivo.

Um dos procedimentos mais comuns para se recuperar espaço de armazenamento num smartphone é verificar e analisar todo o amontoado de fotos, vídeos, prints de tela, entre outros, que se encontram acumuladas no dispositivo.

Com isto, é possível que consiga apagar fotos e vídeos que já não faz sentido estarem guardados no seu aparelho, salvando-as na nuvem ou num dispositivo de HD externo.

No entanto, há chances de que precise recuperar algum arquivo de mídia específico que acabou sendo excluído sem querer — seja pela eventual confusão do acúmulo de mídias, por arrependimento de ter apagado certa foto e querer reavê-la posteriormente, ou apenas por mera distração mesmo.

Relacionado: Como recuperar contatos excluídos no Android (2 Soluções)

Recupere pela lixeira da galeria de fotos

É possível que recupere uma mídia que tenha sido excluída do seu aparelho Android através de uma simples busca pelo álbum “Lixeira” ou “Fotos apagadas” na sua galeria, considerando que o dispositivo as mantém armazenadas por um prazo de até 30 dias contados a partir da data em que a foto foi apagada.

Veja no tutorial abaixo como fazer para recuperar uma foto apagada através da lixeira da galeria de fotos do seu aparelho Android:

1º Passo: abra a galeria de fotos do seu smartphone.

2º Passo: localize a secção de álbuns e clique para abri-la.

3º Passo: localize a lixeira da galeria de fotos do seu dispositivo e entre nela.

4º Passo: selecione uma ou mais fotos apagadas que deseja recuperar.

5º Passo: na área inferior da tela, clique para restaurá-las de volta para a galeria de fotos do seu aparelho Android.

Recupere pelo backup do Google Fotos

Entretanto, caso as suas fotos tenham sido excluídas do seu dispositivo de forma definitiva — ou seja, tanto na galeria, como na lixeira —, é possível que ainda consiga recuperá-las através do aplicativo Google Fotos, nativo do sistema Android.

Naturalmente, ao criar uma conta Google e utilizá-la no seu dispositivo Android, conta com uma série de ferramentas úteis para o dia a dia — dentre elas, o recurso de armazenamento automático do Google Fotos. Deste modo, é possível que, ao configurar o seu aparelho para sincronizá-lo ao aplicativo, um backup automático seja sempre realizado, de forma que não precise sequer se preocupar em lembrar de fazê-lo manualmente.

Esta é uma excelente alternativa caso tenha o costume de apagar as fotos do seu smartphone, por exemplo, e posteriormente acabe precisando recuperar alguma mídia que acreditava ter perdido. Isto porque, o Google Fotos armazena automaticamente as mídias presentes na sua galeria, mesmo que tenham sido excluídas posteriormente na galeria do seu aparelho Android, funcionando como um armazenamento externo.

Entenda no tutorial abaixo como fazer para recuperar uma foto apagada através do backup do Google Fotos em seu aparelho Android:

1º Passo: abra o app Google Fotos em seu smartphone.

2º Passo: localize a foto do seu backup que deseja restaurar para a galeria de fotos do seu dispositivo.

3º Passo: com a foto aberta, clique no ícone de três pontos, localizado no topo direito da tela.

4º Passo: na tela seguinte, selecione para fazer o download da imagem para a galeria de fotos do seu aparelho Android.

Recupere pela lixeira do Google Fotos

Mesmo que as suas fotos e vídeos tenham sido apagadas diretamente do aplicativo do Google Fotos, é possível também recuperá-las através da “Lixeira” existente no mesmo, onde as mídias ficam armazenadas durante um prazo de até 60 dias contados a partir da data em que foram excluídas — até que sejam finalmente apagadas de forma definitiva.

Por fim, confira no tutorial abaixo como fazer para recuperar uma foto apagada através da lixeira do Google Fotos em seu aparelho Android:

1º Passo: abra o app Google Fotos em seu smartphone.

2º Passo: no menu de opções da área inferior da tela, clique em “Biblioteca”.

3º Passo: na tela seguinte, localize e clique na opção de “Lixeira”, na área superior da tela.

4º Passo: ao entrar na Lixeira do Google Fotos, clique em “Selecionar”, no topo direito da tela.

5º Passo: selecione as fotos apagadas que deseja recuperar. Conforme mencionado, o Google Fotos armazenará por até 60 dias as fotos que foram excluídas de dentro do aplicativo.

6º Passo: ao terminar de selecionar as fotos apagadas que deseja recuperar, clique em “Restaurar”, na área inferior da tela.

7º Passo: na janela que vai aparecer, confirme que deseja restaurar as fotos selecionadas. Desta forma, as suas mídias excluídas serão recuperadas e você as encontrará novamente na galeria do Google Fotos do seu aparelho Android.

Recupere fotos usando o DiskDigger

O DiskDigger é um aplicativo gratuito que lhe permite analisar a memória do seu dispositivo e cartão de memória, em busca de fotografias excluídas. Em dispositivos “roteados”, será possível fazer uma análise profunda da memória, o que garante uma maior taxa de sucesso.

Caso não exista permissão de “super-usuário” (ou seja, root), o aplicativo irá se limitar a analisar a memória cache e as miniaturas, o que de certa forma limita bastante as probabilidades de sucesso. Para começar a recuperar fotos apagadas no Android, basta instalar o DiskDigger e escolher a partição que pretende analisar.

Em seguida, escolha o tipo de arquivo que pretende recuperar, neste caso, arquivos de imagem “.jpg” e toque no botão “Iniciar”. O aplicativo começa a exibir os arquivos encontrados, sendo possível salvar as fotos imediatamente (mesmo sem terminar o “scan”).

Para terminar, escolha onde pretende guardar as fotos recuperadas. Está pronto, ficou com alguma dúvida? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário