Como recuperar mensagem apagada do WhatsApp

O WhatsApp permite apagar mensagens enviadas, sendo bastante útil quando você envia uma mensagem para a conversa errada ou se a mensagem contém algum erro. O que provavelmente desconhece, é que o Android possui uma funcionalidade nativa que lhe permite recuperar as mensagens apagadas com facilidade.

Essa funcionalidade é o Histórico de notificações, que se encontra inativo por padrão. Tal como o próprio nome sugere, o seu celular armazena um histórico das notificações recebidas, incluindo das conversas do WhatsApp. Na prática, mesmo que o seu contato exclua a mensagem, o seu celular irá manter uma entrada no histórico indicando que “fulano” enviou uma mensagem, com o respectivo conteúdo.

Como ativar / consultar histórico de notificações

Comece por aceder às configurações do seu celular Android e toque na opção “Notificações”. Em seguida, escolha a opção “Definições Avançadas”, onde encontrará a opção “Histórico de notificações” que deverá modificar para “Ligado”.

histórico de notificações android

Agora sempre que aceder ao histórico de notificações, irá encontrar todas as entradas, incluindo as que excluiu, organizadas cronologicamente. Em alguns casos, é possível ver as notificações organizadas por aplicativo.

Relembrámos que o WhatsApp guarda um backup das suas conversas que pode repor a qualquer momento. Para mais detalhes consulte nosso tutorial: Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp. Se usa o WhatsApp no seu computador ou tablet, existe a possibilidade de recuperar mensagens excluídas aproveitando o atraso na sincronização das conversas. Na prática, basta aceder à versão web.whatsapp.com e verificar se a conversa ainda se encontra disponível.

Relacionado: Como recuperar mensagens apagadas do Instagram (3 formas)

Como é obvio, esta opção possui várias limitações e seguramente não conseguirá recuperar todas as mensagens, no entanto, é sempre importante conhecer este método, afinal de contas, nunca se sabe quando lhe poderá salvar o dia 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *