Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Necessita de recuperar mensagens apagadas do WhatsApp? Não se preocupe, o WhatsApp faz backups das suas conversas diariamente, que podem ser restaurados com um procedimento simples.

Caso necessite de backups mais antigos, poderá experimentar restaurar o backup armazenado na sua conta Google Drive, o que irá implicar a reinstalação do WhatsApp no seu telemóvel. Está pronto? Vamos lá 😉

Solução 1: Backup do Google Drive

Tal como já foi referido, é possível recuperar as suas conversas usando o backup que o WhatsApp salva no Google Drive. Para isso, será necessário desinstalar e reinstalar o WhatsApp no seu telemóvel, acedendo às “Definições” > Aplicativos > WhatsApp.

Toque no botão “Desinstalar” para remover o aplicativo. Em alternativa, poderá pesquisar pelo Aplicativo “WhatsApp” no Google Play Store e tocar no botão “Desinstalar”.

Após concluir a desinstalação, será necessário reinstalar o mesmo no seu telemóvel, bastando para isso aceder ao Google Play Store (ou alternativas). Será necessário fazer novamente a configuração inicial, sendo proposta a restauração dos dados que possui no Google Drive.

Confirme que pretende restaurar as conversas do WhatsApp (e outros arquivos) do serviço. Se tudo correu bem, conseguirá recuperar as conversas excluídas. Se está a tentar recuperar uma fotografia do WhatsApp poderá experimentar usar um aplicativo específico para analisar e recuperar arquivos do cartão de memória e respetiva memória interna. Uma boa solução é o DiskDigger.

Solução 2 : Restaurar um backup local

Diariamente, o WhatsApp cria um backup das suas conversas que ficam armazenadas na memória do seu telemóvel (encriptadas). Para encontrar esses backups, é necessário usar um explorador de arquivos para navegar pelas pastas do armazenamento interno. Caso não possua um “Explorador de arquivos”, poderá usar o File Commander (gratuito).

Agora, procure a pasta “WhatsApp” que encontra no armazenamento Interno do telemóvel. Entre na pasta “Databases” para encontrar os arquivos de backup locais. Repare que os arquivos estão identificados com a data do backup, sendo que o nome começa por “msgstore-data.db.crypto”.

O arquivo das conversas atuais é o único que ainda não possui a data, estando meramente identificado como “msgstore.db.crypto14” (ou crypto12, crypto10, etc.). Para restaurar o backup, basta renomear um dos arquivos de backup (que possui data), para o nome do principal. Para restaurar as conversas de dia 21-6-2021, bastaria remover a data e o número do backup.

Por exemplo, altere de msgstore-2021-06-21.1.db.crypto14 para msgstore.db.crypto14 e salve as alterações. O WhatsApp irá trocar o banco de dados das conversas pelo backup que acabou de usar, e com sorte, recuperar as mensagens apagadas do WhatsApp.

Será necessário reinstalar o WhatsApp tal como foi explicado no passo anterior, no entanto, não deve abusar deste procedimento, pois pode ver a sua reinstalação “bloqueada” (na mensagem de confirmação).

Dica: Pretende salvar uma foto do estado do WhatsApp de um amigo ou familiar, sem usar uma captura de tela? É simples, basta criar uma cópia do arquivo temporário que o WhatsApp já criou no seu telemóvel 😉

Deixe um comentário