Como Saber se meu Android é 32 ou 64 bits?

Um sistema operativo 64 bits é mais rápido e eficiente, no entanto, ainda é possível encontrar muitos celulares Android usando uma arquitetura 32 bits, especialmente se estivermos perante smartphones antigos. A Google tem tentado acelerar a mudança, incentivando os programadores e fabricantes, no entanto, ainda poderá levar algum tempo a que o suporte termine definitivamente.

Aliás eEm lojas alternativas ao Google Play Store, é muito comum encontrar versões 32 bits de aplicativos, identificados como x86. Na prática, um Android com arquitetura 64 bits (x64) poderá executar aplicativos com arquitetura 32 bits (x86), mas o contrário não será possível, visto ser necessário um processador compatível (de 64 bits). .

32 ou 64 bits?

A forma mais simples de saber qual a arquitetura do seu Android é através das configurações. Para isso, toque no ícone em forma de “engrenagem” e aceda a “Sistema”. Procure a opção “Sobre o Telefone” (pode variar dependendo da versão do Android e da interface do usuário do fabricante).

Toque nessa opção para acessar as informações detalhadas do sistema. Procure a secção que contém informações sobre o hardware do dispositivo. Pode ser chamada de “Informações do telefone”, “Especificações” ou algo semelhante. Aqui deverá procurar pela “Arquitetura” ou “Tipo de processador”, sendo frequentemente mencionado “ARMv8” ou “64 bits”.

Alternativa:

Caso não consiga encontrar as informações desejadas, poderá sempre recorrer à ajuda de uma aplicativo especifico. Neste caso, recomendamos a utilização do aplicativo gratuito AIDA 64. Proceda à instalação do aplicativo através do Google Play Store e execute o mesmo. Toque no separador “CPU” e no campo “conjunto de instruções” encontrará a indicação da arquitetura usada. No nosso exemplo, vemos que o Samsung Galaxy S22 Ultra usa uma arquitetura 64 bits.

aida 64 ou 32 bits

Ficou com alguma dúvida? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *