O WhatsApp possui uma funcionalidade nativa que permite bloquear a confirmação de leitura das mensagens (visto azul). Uma forma simples de impedir certos “amigos” de controlarem as suas rotinas na Internet. Isto porque, é possível verificar a hora de entrega da mensagem, e de leitura!

Faça o teste no seu WhatsApp. Comece por abrir uma conversa e selecione uma mensagem específica (tocando na mensagem sem largar). Na parte superior da janela toque em “3 pontos” – Detalhes. Aqui irá encontrar os horários de entrega e leitura da mensagem.

visto azul do whatsapp lida

Dito isto, é importante salientar que após desativar a confirmação de leitura, também deixará de conseguir ver essas confirmações em outros utilizadores. Uma “contrapartida” colocada pelo WhatsApp, para criar um certo sentido de “justiça”. Se essa situação o incomodar, lembre-se que pode ativar / desativar essa confirmação consoante as suas necessidades. Por exemplo, pode desativar a confirmação de leitura durante o horário de trabalho.

Existe ainda um pequeno truque que permite “burlar” a confirmação de leitura, sem alterar as configurações do WhatsApp, bastando para isso, ler a mensagem com a Internet desligada (Wi-Fi e tráfego de dados).

mensagens do whatsapp
Relacionado: Como enviar fotos temporárias no WhatsApp

Como tirar o visto azul do WhatsApp

Vamos começar pelo método “tradicional”, ou seja, usando as configurações do próprio WhatsApp. Para isso, comece por aceder às Configurações do WhatsApp tocando no botão “3pontos”. Escolha a opção “Conta” e em seguida “Privacidade”. Para terminar, desmarque as “confirmações de leitura” (ou Recibos de Leitura).

tirar o visto azul do WhatsApp

Alternativa…

Existe ainda uma alternativa para ler mensagens sem exibir o visto azul no WhatsApp. Na prática, basta ler as mensagens com a Internet desligada. Portanto, antes de avançar para a leitura da mensagem, desligue o Wi-Fi e o tráfego de dados nas configurações do Android.

Também poderá usar o “Modo Avião”, algo “exagerado” neste caso porque corta todas as ligações do celular, incluindo as chamadas. Um método trabalhoso mas igualmente eficaz. Se conhece outra técnica para bloquear a confirmação de leitura, envie o seu comentário. Obrigado😉

Ler também: como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp
Categorias: Tutoriais - Como Fazer

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *