Como tirar um print da tela no modo anónimo do Chrome ou Firefox

Por razões de segurança e privacidade, alguns aplicativos bloqueiam a captura de tela durante a utilização, surgindo uma mensagem indicando que “Não foi possível obter a captura de tela”. Todos os navegadores Android, seja o Google Chrome, o Firefox ou o Edge possuem essa restrição no modo anónimo.

No entanto, podem existir situações em que é necessário contornar essa limitação, e fazer as capturas de tela enquanto desfruta das vantagens do modo anónimo. Muitos podem argumentar que dessa forma a sessão deixa de ser verdadeiramente anónima, no entanto, relembramos ser possível reverter para o modo “normal” sempre que desejar.

Dica: Saiba como obter uma navegação "verdadeiramente" privada com uma rede VPN.

Esse bloqueio também se encontra em outros aplicativos, especialmente aplicativos de bancos ou até mesmo no PayPal. No entanto, existe sempre uma forma de contornar as limitações, tal como lhe iremos explicar.

Fazer capturas de tela no modo anónimo do Chrome

Para começar a tirar um print da tela, será necessário ativar essa funcionalidade nas “experiências” do Chrome. Para isso, comece por abrir um novo separador e digite chrome://flags na barra de endereços.

Na lista de experiências do Chrome procure por “Incognito Screenshot” e altere a opção para “Enabled”. Será necessário reiniciar o seu navegador para que as alterações sejam aplicadas. Faça o teste, capturando a tela do seu navegador.

print em modo anonimo no chrome

Mozilla Firefox

No Firefox também existe uma opção semelhante, na prática basta executar o navegador e tocar no botão de opções do Firefox. Toque no botão de 3 pontos > Configurações. Na janela que surge, escolha a opção “Navegação Privativa” e ative a opção “Permitir captura de tela na navegação privativa”.

modo privado do firefox captura de tela

Superar as limitações….

Os navegadores possuem uma função específica, em relação aos outros aplicativos, pudemos concluir nos nossos testes que o smartphone apenas conseguia bloquear as capturas de tela, mas não a gravação da tela. Como tal, basta usar um aplicativo para gravar a tela do smartphone, ou usar a funcionalidade nativa presente nas versões mais recentes do seu smartphone.

Não obstante, este método poderá não funcionar em todas as situações. No entanto, poderá ser bastante útil, por exemplo, para salvar aquelas mensagens / fotos temporárias das redes sociais. Caso tenha dúvidas envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário