Como tornar o celular à prova de roubo (Android)

Estar um passo à frente do ladrão, é essencial para recuperar o seu dispositivo caso o mesmo seja roubado. Para impedir a recuperação, o ladrão tenta ligar o modo avião ou desligar o dispositivo para impedir a sua localização.

Para proteger o dispositivo (e o proprietário), o Android possui uma funcionalidade de segurança que faz o telefone exigir senha para desligar, e impede que a rede Wi-fi seja desligada, melhorando significativamente a possibilidade de encontrar o dispositivo e a eficácia de funcionalidades como o “Encontrar dispositivo (roubado)” ou o “Find my Phone da Samsung“.

Como ativar?

Comece por aceder às Configurações do seu Android e escolha a opção “Tela de bloqueio” – “Configurações da Tela de bloqueio”. Na primeira opção “Bloq. Auto quando o ecrã se desliga” altere para o valor “Imediatamente”. Dessa forma, o seu telemóvel irá bloquear automaticamente sempre que a tela desligar, protegendo o acesso com senha.

Bloq. Auto quando o ecrã se desliga

Ainda na mesma opção, ative a opção “Bloquear instan. com a tecla lateral” e “Bloquear rede e Segurança”. A partir de agora, sempre que alguém tentar desligar o telefone, ou ativar o modo avião, o celular irá exigir a senha. Uma dica simples, que seguramente irá “secar” muitos bandidos. Não se esqueça de partilhar essa dica para que mais pessoas se possam proteger 😉

Bónus: Uma medida extra de segurança consiste em editar o painel de ações rápidas do Android, que surge quando puxa o topo da tela. Toque no botão “Editar” em forma de “lápis” e esconda os ícones do modo avião e a localização.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *