Como Transferir Arquivos do Celular para o PC (Nearby Share)

A Google acabou de liberar uma nova funcionalidade que torna a troca de arquivos entre o celular e o PC muito mais simples. Na prática, será possível enviar arquivos do celular para o PC e vice-versa, usando a funcionalidade Partilha na proximidade (Nearby Share). Para usar esta funcionalidade, é necessário que ambos os dispositivos se encontrem conectados na mesma rede Wi-Fi e possuam Bluetooth.

Como funciona?

Comece por aceder às Configurações do seu celular e pesquise a funcionalidade “Partilha na proximidade” e ative a mesma. Normalmente, esta opção encontra-se nos “Dispositivos Conectados”, mas pode variar consoante a marca do dispositivos. Por exemplo, na Samsung pode ser encontrada no menu “Outros”.

nearby share google android

Certifique-se que o seu dispositivo se encontra visível, e confirme o email que está associado (importante para conectar ao computador). Agora, basta preparar o seu computador para partilhar os arquivos, e isso poderá ser feito instalando o aplicativo “Nearby-Share” que poderá baixar do site Android.com.

Após instalar o aplicativo basta iniciar sessão na sua conta Google (a mesma que usa no celular) e decida quem poderá partilhar arquivos consigo (os seus contatos ou todos). Está pronto.

Como enviar arquivos para o computador?

No seu celular, comece por escolher o arquivo que pretende enviar e toque na opção “Partilhar” – “Partilhar na proximidade”. Surgirá uma lista com os dispositivos conectados, devendo escolher o seu computador. Surgirá uma indicação no PC e o arquivo surgirá automaticamente na pasta “Transferências”.

partilhar na proximidade

Enviar do computador para o celular

Para enviar arquivos do computador para o celular o procedimento é ligeiramente diferente, sendo necessário abrir o aplicativo “Nearby Share da Google” no computador, e largar os arquivos que pretende enviar na janela do aplicativo. Por fim, basta escolher o dispositivo que irá receber os arquivos e confirmar.

partilhar na proximidade google

O que acha desta nova solução da Google? Relembramos que no Windows 10 e no Windows 11 encontrará o aplicativo “Vinculo ao Telefone”, que lhe permite transferir arquivos do celular para o PC, enviar mensagens, etc.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *