Como usar uma conta convidado no Android (e quais as vantagens)

O nosso dispositivo Android guarda informações sensíveis, as quais não pretendemos partilhar ou perder. Como tal, quando empresta o seu dispositivo a um amigo ou familiar (ou até mesmo a uma criança, para brincar), é normal ficar com o “coração nas mãos”.

Aqui no Dicas Droid, já explicamos como ocultar aplicativos e arquivos de uma forma bastante simples. No entanto, uma solução menos “trabalhosa” é usar uma conta convidado no Android, que oculta a toda a sua informação pessoal.

Dessa forma, poderá emprestar o seu dispositivo com a garantia que os usuários não podem aceder aos seus aplicativos ou arquivos. Você poderá ainda bloquear as chamadas nas contas convidado.

usar uma conta convidado

Como usar uma conta Convidado no Android

Comece por aceder ao menu “Configurações” (Definições) – Usuários. Toque na opção “Convidado” para iniciar a conta. O seu Android irá solicitar uma nova conta “Google”, embora não seja obrigatório (bastando avançar os passos).

De salientar, que os usuários “convidados” possuem armazenamento independente do proprietário do dispositivo. Se você tocar no botão “Ferramentas” que encontra junta a opção “Convidado” poderá definir se mantém as chamadas bloqueadas.

conta convidado no android

Para voltar à conta do Proprietário, basta aceder novamente às “Configurações” – “Usuários”. Selecione a sua conta para voltar aos seus arquivos. Uma opção basta interessante, que irá facilitar bastante a vida ao utilizador.

Dica: Se pretende um controlo mais apertado (por exemplo, para crianças), poderá usar o Microsoft Family Safety, que permite bloquear determinadas ações no seu Android, bem como obter estatísticas de utilização e ainda, rastrear a localização dos seus filhos em tempo real.

Deixe um comentário