Como usar o celular como repetidor Wi-Fi (Android)

As redes Wi-Fi possuem um alcance limitado, estando sujeitas a várias fatores condicionantes que reduzem a qualidade do sinal (paredes, espelhos, etc.). Este problema pode ser corrigido com os repetidores de Wi-Fi, que tal como o próprio nome indica, repetem o sinal de uma rede Wi-Fi aumentando o seu alcance.

No Android, não existe uma opção nativa para repetir um sinal Wi-Fi, apenas encontrará a funcionalidade hotspot que permite partilhar a sua Internet do celular com outros dispositivos. No entanto, essa opção possui uma grande limitação, apenas permite usar a Internet do seu o tráfego de dados.

Se o seu tarifário for limitado, poderá significar custos acrescidos. A solução passa por usar um aplicativo gratuito que lhe permite criar uma rede Wi-Fi e repetir o sinal (tanto para o PC como para outro celular).

Como usar o Android como repetidor de Wifi

Para começar a usar o celular como repetidor Wi-Fi, é necessário usar o aplicativo gratuito NetShare – no-root-tethering, que poderá baixar gratuitamente do Google Play Store. Conecte o seu smartphone à rede Wi-Fi que pretende repetir, lembrando que o dispositivo precisa de apanhar um sinal suficientemente forte para repetir, caso contrário, o sinal ficará instável.

Abra o aplicativo NetShare-no-root e toque na opção “ativar” e em seguida “WPS”. Está pronto, o sinal já está a ser repetido. Infelizmente não será possível alterar o nome da rede Wi-Fi, ou seja, o sinal será repetido mas com um SSID (nome de rede) diferente.

netshare repetidor wifi android

Para conectar à sua nova rede Wi-Fi, é necessário uma pequena configuração inicial. Após isso, já poderá usar a conexão normalmente.

Como conectar usando um computador?

Comece por conectar a rede Wi-Fi que o seu Android criou, usando a password que surge no aplicativo. Ao aceder ao seu navegador (Chrome ou Edge), não irá surgir uma mensagem de erro indicando que não possui Internet. Isso acontece porque é necessário configurar o Proxy.

Para isso, aceda ao Painel de Controlo > Opções de Internet > Separador “conexões” > Opções “LAN”. Marque a opção “Usar um servidor proxy” e digite os valores que encontra no aplicativo (Proxy e Porta).

Como conectar usando outro celular?

Comece por instalar o aplicativo NetShare-no-root no segundo celular e conecte o mesmo à rede Wi-Fi criada pelo primeiro dispositivo Android. Está pronto, agora já terá acesso à Internet no segundo dispositivo. Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Veredicto

Como é obvio, este procedimento deverá ser usado como uma solução “temporária”. Um verdadeiro repetidor Wi-Fi possui um desempenho superior, conseguindo lidar com mais dispositivos, e igualmente importante, possui um consumo energético mais eficiente. A melhor parte, é que poderá encontrar repetidores Wi-Fi a preços bastante atrativos tal como este Tenda A18 Repetidor de rede.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *