Como usar um smartphone Android como câmera de vigilância

Você tem um smartphone velho esquecido em uma das gavetas na sua casa? Agora já tem uma utilidade para ele: transforme-o numa câmera de vigilância.

Basta colocar o celular perto de uma tomada e com a câmera apontada para onde você quer ficar de olho e pronto. Você tem uma câmera de segurança perfeitamente funcional e sem dor de cabeça na hora da instalação.

Curioso para saber como fazer isso? Basta continuar a ler esse texto que falaremos como transformar o seu smartphone numa câmera de vigilância em detalhes.

Como usar o Alfred para transformar o smartphone em uma câmera de vigilância

O Alfred é um aplicativo que serve tanto em Android como no sistema iPhone, e permite sincronizar dois dispositivos. Nesse sistema, 1 celular opera como câmera conectada à Internet (Wi-Fi ou rede móvel) e o outro como um receptor, onde é possível acompanhar as imagens, neste caso, será o seu smartphone pessoal.

Relembramos que a Xiaomi possui uma câmera de segurança bastante económica, com uma resolução 2K, rotação 360.º, e visão noturna. Falamos da Xiaomi Mijia claro.

xiaomi mijia

O passo a passo para usar o Alfred Camera

Basta seguir os passos abaixo para transformar o seu smartphone em uma câmera:

  1. Baixe o Alfred Camera na Google Play Store.
  2. Abra o aplicativo, e crie uma conta gratuita. Poderá usar a sua conta Google para entrar rapidamente, ou criar uma conta usando um email à sua escolha.
  3. Em seguida, defina qual o tipo de utilização que irá dar ao aplicativo, ou seja, se pretende usar para Segurança Doméstica, Monitorização dos bebés / crianças.

4) Se for o celular que servirá como câmera, clique na opção “Câmera”, já no celular que você usará para acompanhar as imagens, clique em “Espectador”;

5) Agora precisará de fazer login com a mesma conta em outro dispositivo para iniciar a sincronização.

Dicas para usar o Alfred

O processo é bem simples, não é? Separamos também algumas dicas para que você possa utilizar a Alfred ao máximo. Se assinar o plano anual do aplicativo, também terá direito a algumas funcionalidades que podem ser interessantes:

  • Visualização HD/Gravação HD em dispositivos ilimitados, permitindo que você consiga criar toda uma rede de gravação em sua residência;
  • Zoom no vídeo;
  • Agendar detector de movimentos para os horários que quiser;
  • Ficar livre dos anúncios;
  • Manter as gravações por até 30 dias.

Quando configurar os aparelhos, não precisa se preocupar se as configurações são permanentes. É possível alterar o telefone para Câmera ou Espectador a qualquer momento. O aplicativo também oferece a opção “Momentos”, nele, todos os clipes de vídeo que você selecionar como importante, facilitando a gestão dos seus arquivos.

Há também a possibilidade de ativar o modo babá eletrônica, sendo um dos principais motivos para transformar um Smartphone em câmera de vigilância. Os equipamentos de babá eletrônica não costumam ser baratos, sendo essa uma excelente opção para quem tem um smartphone sem uso.

Outra função de segurança excelente é o áudio bidirecional, amplamente utilizado para assustar intrusos! Também é possível dar o acesso das suas câmeras a outras pessoas, permitindo que elas também sejam notificadas em situações de emergência.

Além de tudo isso, caso você tenha dúvidas sobre a utilização do aplicativo, ele também oferece um ótimo suporte. Existe tanto uma FAQ, bem como um fórum para discussão com outros usuários do aplicativo.

Como transformar um Smartphone em uma Câmera IP

A câmera IP funciona um pouco diferente da opção que falamos anteriormente, mas é igualmente útil. Ao transformar o smartphone numa câmera, ele ganha um endereço IP que pode ser acessado através outro celular ou até mesmo do navegador.

Para configurar essa opção você pode usar o aplicativo IP Webcam disponível para Android. Também existem opções similares para iPhone.

Como configurar o IP Webcam

  1. Baixe o aplicativo na Google Play;
  2. Abra o aplicativo e clique em “Video preferences”, é necessário conceder algumas permissões para continuar;
ip webcam video preferences

3) Após isso, clique em “Local broadcasting” (para uma rede doméstica) ou Cloud Streaming (para aceder através da Internet), onde irá configurar um login e senha na opção “Login/password”;

ip webcam tipo de ligação

4) Após essas configurações, volte para a tela inicial e clique em “Start server” e anote endereço IP que vai aparecer, precisará dele para a parte seguinte.

Como acessar a imagem da câmera

Agora que você já configurou o celular que irá servir como câmera de vigilância, siga esse passo a passo para acessar as imagens.

  1. Acesse o navegador do seu celular ou do computador que estiver usando;
  2. Digite o endereço IP como se fosse um site e tente acessá-lo;
  3. Será solicitado o login e senha que você criou no aplicativo;
  4. Ao acessar o site, você pode escolher a opção “Video renderer” ou “Audio player” para ver o vídeo ou só escutar os sons do ambiente.

Algo interessante sobre esse aplicativo é que dá para fazer bastantes coisas remotamente, por exemplo, ativar o flash da câmera, ativar o modo visão noturna, iniciar uma gravação, etc.

Esperamos que tenha gostado dessas duas formas de transformar o seu smartphone antigo em uma câmera de segurança ou mesmo babá eletrônica para a sua casa. Continue acompanhando o DicasDroid para mais dicas como essa.

Deixe um comentário