Como ver arquivos ocultos no Android (2 métodos)

À semelhança do que acontece no Windows, o Android também possui arquivos ocultos no sistema, escondidos propositadamente por questões de segurança ou privacidade. No entanto, podem existir situações em que é necessário ter acesso a esses mesmos arquivos.

Alguns dos aplicativos”Exploradores” permitem ver arquivos ocultos de forma nativa, no entanto, existe um “método universal” para ver os arquivos ocultos, bastando para isso conectar o Android ao computador.

Solução 1: Explorador de arquivo (App)

Em alguns smartphones, é possível ativar a opção “Ver arquivos ocultos”. Por exemplo, se possui um Huawei, basta aceder ao aplicativo “Ficheiros” e tocar na opção “Eu” > Definições > “Mostrar ficheiros ocultos”.

Também poderá optar pelo aplicativo Explorador de arquivos by Xiaomi, que pode ser usado mesmo por utilizadores de outras marcas. No app, toque no botão de Opções (3 barras) > Definições e ative a opção “Mostrar ficheiros ocultos”.

Solução 2: Conectar ao computador

Um método “universal” consiste em conectar o seu Android ao computador. Escolha a opção “Transferir Arquivos” para listar o armazenamento do seu smartphone no PC. No computador, clique no separador “Ver” > “Opções” > Alterar opções de pasta e pesquisa.

Por fim, na janela que surge, aceda ao separador “Ver” e ative a opção “Mostrar pastas, unidades e ficheiros ocultos”. Atualize o conteúdo das pastas pressionando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Atualizar”.

ficheiros ocultos do windows

Se tudo correu bem, já será possível ver os arquivos ocultos do Android. Poderá usar esta dica para, por exemplo, ver as imagens de estado do WhatsApp salvas no seu dispositivo.

Deixe um comentário