Conheça as novidades do Android 10

A Google lançou, em Setembro, o Android 10, primeira versão que não leva um nome de doce (Android Pie) e que passou por uma grande reformulação em sua identidade visual, em uma busca de melhorar ainda mais a vida dos usuários.

Muitas melhorias foram implantadas, como suporte a redes 5G e mais de 50 outras mudanças, como nos modos de segurança e privacidade.

android 10

Neste artigo você poderá conhecer com detalhes as principais novidades implantadas na nova versão do sistema operacional Android. Então, continue a leitura!

Tema Escuro (nativo)

Nesta nova versão, a Google inseriu a função tema escuro, onde é possível escurecer por completo a interface ou escolher um outro tema para determinados aplicativos, como os nativos do sistema. Essa funcionalidade estava sendo testada na versão beta e foi aperfeiçoada na definitiva. Esta era uma das novidades mais esperadas pelos usuários, que ansiavam por conseguir personalizar seus dispositivos.

Essa função pode ser ativada nas configurações, acedendo à opção “Ecrã e Brilho”. Caso queira configurar em apenas alguns aplicativos, deverá acessar os ajustes específicos do app e realizar as mudanças.

modo escuro no android 10

A cor do sistema também pode ser modificada a partir do Android Pie, não sendo mais obrigatório conviver com a cor padrão. É possível optar por diversas cores, dentre elas verde ou roxo.

Gestos mais intuitivos

Novos gestos foram criados para tornar a navegação do usuário ainda mais simples. Basta deslizar o dedo pelas diagonais para ativar o Google Assistent ou, para voltar para a tela anterior, deslizar um dedo da esquerda para o centro do display. Além desses, muitos outros gestos foram adicionados ou aperfeiçoados no novo sistema.

Para ativar, basta aceder ao menu “Definições” (ou Configurações) > Sistema e atualizações > Navegação do sistema > Gestos.

gestos de navegação do android 10

Segurança e Privacidade

Este item também foi aprimorado no Android 10. Agora é possível permitir o uso de sua localização apenas quando os aplicativos estiverem abertos. Isso garante mais privacidade aos usuários que não desejam compartilhar sua localização constantemente.

Isso poderá ser feito acedendo às “Configurações” > Acesso à Localização > Localização > Escolher um app para personalizar > Permitir apenas durante a utilização da aplicação.

localização apenas durante a utilização da aplicação.

É possível também, a partir dessa nova versão do sistema, fazer alterações de segurança e privacidade por meio da Play Store, semelhante ao que era possível fazer dentro de cada aplicativo.

As atualizações críticas de segurança nem sempre são repassadas pelos fabricantes aos usuários e, a Google, tendo percebido isso, permitiu que, no novo Android essas atualizações sejam informadas, mas essa função pode não estar disponível em aparelhos com uma versão anterior do sistema e que foram atualizados.

Outras novidades do Android 10

Muitas outras funções foram implantadas ou aprimoradas no Android 10. Confira a seguir uma lista com outras novidades presentes no novo sistema do Google:

• compartilhamento de WiFi (pode ser feita por meio de código QR);

• melhor interação com links: quando recebido um link para um vídeo do Youtube aparecerá uma opção para abrir pelo app. Com links de localização, é sugerido a opção de abrir direto pelo Maps, evitando o trabalho de ter que copiar e colar;

• recursos de acessibilidade como as legendas em tempo real foram aperfeiçoadas. Agora, o usuário pode facilmente habilitar as legendas em vídeos do Youtube, em podcasts e até em mensagens de áudio não dependendo de conexão com a internet para isso. O usuário pode inclusive habilitá-las em qualquer app e em vídeos ou mensagens enviadas ou gravados por ele mesmo;

• transcrição de som em texto, um outro grande recurso de acessibilidade permite às pessoas com deficiência auditiva perceberem sons ambientes como campainha tocando, cachorro latindo, entre outros pois, estes serão transcritos em texto pelo sistema;

• função Menos Distrações, que permite ao usuário interromper notificações durante alguma atividade que exija concentração;

• novos emojis;

• suporte à internet 5G (em países com essa tecnologia);

• melhor interação em smartphones dobráveis.

Gostou das novidades presentes no Android 10? Então verifique se ela está disponível para seu smartphone. Para isso vá em Configurações, toque na aba Sistema, localizada na parte inferior da tela, depois em clique em Avançado e, por fim, em Atualização do Sistema.

Se o seu dispositivo já conta com essa nova versão, então aproveite e faça o download para usufruir de todas as suas  grandes novidades!

Deixe um comentário