Converta Mensagens de áudio do WhatsApp em Texto (transcrever)

Já alguma vez lhe aconteceu receber uma mensagem de áudio no WhatsApp, e por algum motivo não o poder reproduzir, seja porque está acompanhado ou, porque o ambiente à sua volta é demasiado barulhento?

Agora existe uma solução muito simples, que lhe permite converter as mensagens de áudio do WhatsApp em texto. Para isso, basta usar um aplicativo de transcrição, que converte o áudio em texto, ou seja, algo semelhante ao que o próprio Google faz através do teclado, e que lhe permite escrever mensagens ou documentos com a voz.

Tal como já explicamos no Dicas Droid, é possível ouvir os seus arquivos de áudio do WhatsApp em privado se encostar o smartphone ao seu ouvido (como se estivesse a atender uma chamada), no entanto, esta opção pode ser mais útil caso não o possa fazer.

Converter áudio em texto?

Para converter os seus áudios, você irá necessitar do aplicativo “Transcriber”, que é gratuito e pode ser baixado diretamente através do Google Play Store. Após instalar o aplicativo basta aceder ao seu WhatsApp e tocar sem largar no arquivo de áudio que pretende converter.

Agora, toque na opção “partilhar” e escolha a nova opção criada pelo “Transcriber” e e escolher a opção “Transcrever”. Existe igualmente a opção “Transcrever” e reproduzir, que óbviamente iria tocar o seu áudio.

Converter mensagens de áudio WhatsApp em texto

Nos nossos testes, o Transcriber demonstrou ser bastante fiável, mas claro, o sucesso de uma transcrição depende de vários factores, incluíndo a “nitidez” da voz, e até mesmo o próprio sotaque que a pessoa possa ter.

Após converter o seu áudio, irá surgir uma pequena janela contendo o texto extraído. Ao início, foi sentimos um pouco de desconforto ao dar uma resposta a alguém baseado no que o aplicativo transcreveu, no entanto, aprendemos a “confiar” após verificarmos a taxa de sucesso inicial.

Para que o aplicativo possa funcionar, é necessário estar conectado à Internet, alias, tal como o próprio WhatsApp, certo? 😉

Deixe um comentário