Corrigir – Câmera apresenta falhas continuamente (Samsung)

O seu celular Samsung exibe uma mensagem de erro indicando que a Câmera apresenta falhas continuamente? Não se preocupe, com alguns procedimentos simples é possível resolver o problema e voltar a usar o dispositivo normalmente.

Solução 1: Redefinir aplicativo “Câmera”

A primeira solução, consiste em limpar os arquivos temporários do aplicativo “Câmera”, ou se tal não foi suficiente, repor para a versão padrão de fábrica. Para isso, comece por aceder às Configurações do seu Samsung tocando ícone “Engrenagem”.

Aceda à opção “Aplicativos” e procure o aplicativo “Câmera” (ou Câmara). Toque na opção “Forçar Paragem” e em seguida, aceda à opção “Armazenamento” e toque nas duas opções “Limpar Cache” e “Limpar Dados”. Ainda no mesmo menu escolha a opção “Definições da Câmera” e no final da página escolha “Repor Definições”.

limpar app camera samsung cache e dados

Solução 2 – Modo Seguro

No Modo Seguro, apenas são carregados os serviços e aplicativos nativos, desativando temporariamente as apps que transferiu. Isso poderá ser uma excelente forma de verificar se existe alguma incompatibilidade. A lógica é simples, se o problema não surgir no modo seguro, então algum aplicativo que baixou está a provocar o erro “Câmera apresenta falhas continuamente”.

Como entrar em modo Seguro no Samsung?

Comece por pressionar o botão “Power” (sem largar) até surgir o menu de encerramento. Toque sem largar no botão “Desligar” até surgir a opção “Modo Segurança”. Ao iniciar o seu celular Samsung, o modo seguro estará ativo, podendo testar a câmera do dispositivo.

modo seguro samsung

Se o erro “Câmera apresenta falhas continuamente” não surgir, experimente desinstalar os aplicativos desnecessários, até encontrar o “culpado”.

Solução 3: Use o aplicativo nativo do Android

Outra solução consiste em usar o aplicativo Câmera nativo do Android. Para isso, basta aceder ao Google Play Store e pesquisar por “Gcam“. Proceda à instalação do aplicativo e confirme se tudo funciona corretamente. Embora não seja uma verdadeira “solução” para o problema, é uma forma de continuar a usufruir do seu celular.

Solução 4: Testar a câmera do celular

Por norma, o erro Câmera apresenta falhas continuamente está relacionado com um problema de software. No entanto, podem existir situações em que a câmera do dispositivo pode apresenta um defeito no hardware. A Samsung possui um menu de diagnóstico que permite testar as suas câmeras de forma individual. Para aceder ao menu de diagnostico basta marcar *#0*# no teclado numérico do seu “telefone”.

Teste ambas as câmeras, tanto a frontal como traseira. Se ambas funcionarem corretamente, voltamos à permissa que o problema é no software do dispositivo. Poderá experimentar remover mais alguns aplicativos, ou fazer uma reposição de fábrica, lembrando que isso irá levar à perda dos seus dados e deverá ser usado apenas como último recurso.

Solução 5: Repor Dispositivo

Caso tenha ficado sem soluções adicionais, poderá experimentar repor o seu Samsung para o estado de fábrica. Isso irá implicar perda de dados, ou seja, é importante fazer um backup de todos os seus dados antes de avançar (saiba como).

Quando estiver pronto para avançar, basta aceder ao menu “Gestão Geral” e tocar na opção “Repor“. Poderá experimentar uma solução mais “leve”, repondo apenas “todas as definições”, ou se isso não for suficiente, Repor dispositivo.

repor dispositivo samsung

Precisa de ajuda adicional? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *