Criar atalho para um arquivo no Android

Se utiliza um arquivo com frequência no Android, é conveniente possuir um atalho na tela principal que permita um acesso rápido e intuitivo, evitando o tédio de aceder ao aplicativo explorador e navegar pelos diretórios até à localização do arquivo.

Para isso, basta usar precisamente um aplicativo “Explorador de arquivos”, que nas versões mais atuais do Android, já se encontra disponível de forma nativa (denominado “Arquivos”). Caso o seu smartphone não disponha desse aplicativo, poderá usar o Cx Explorador de Arquivos (gratuito).

Criar um atalho para um arquivo

Tal como já foi referido, os smartphones atuais possuem um aplicativo Explorador de arquivos instalado de forma nativa, que lhe permite visualizar os seus arquivos, mover os arquivos para outras localizações (por exemplo, da memória interna para o cartão SD), gerir o espaço livre, etc.

Sugerido: Como mudar o ícone (e nome) dos aplicativos no Android

Por exemplo, se possui um dispositivo “Huawei”, basta aceder ao aplicativo “Arquivos” e escolher o arquivo que pretende usar. No menu de navegação, toque no botão de 3 pontos e escolha “Criar um atalho no ambiente de trabalho”.

Em alternativa…

Comece por baixar o aplicativo Cx Explorador de Arquivos no Google Play Store e proceda à respetiva instalação no seu Android. Execute o aplicativo e conceda as respetivas permissões de acesso necessárias.

Após iniciar o Cx Explorador de arquivos, toque no botão de 3 pontos e escolha a opção “Configurações”. No campo “Mostrar menus avançados” marque a opção “Adicionar à tela inicial”.

Por fim, basta usar o próprio explorador de arquivos do aplicativo para navegar até à localização do arquivo. Toque sem largar no ícone do arquivo que pretende adicionar à tela principal e escolha a opção “Mais” > Adicionar à Tela Inicial.

Uma excelente forma de aceder aos seus arquivos rapidamente, por exemplo, o seu certificado digital de vacinação. Caso tenha dúvidas envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário