Como escanear código QR no Android – Dicas Droid

Os códigos QR (Quick Response) estão espalhados um pouco por toda a parte, seja em anúncios, embalagens de produtos, aplicativos de smartphones, etc. Os códigos QR foram desenvolvidos inicialmente no Japão, sendo o seu uso “livre”, ou seja, qualquer usuário poderá criar o seu próprio código QR gratuitamente.

Mas como podemos escanear um código QR no Android? É necessário algum aparelho especial? Que tipo de informação contem o código QR? São seguros?

qrcode

Como escanear código QR no Android

Em smartphones da Huawei, o próprio aplicativo da galeria já consegue reconhecer códigos QR e escanear toda a informação contida. Na prática, basta fotografar o código QR e aceder à galeria do seu smartphone. Escolha a fotografia contendo o código QR e toque no botão “3 pontos” onde encontrará a opção “Analisar código QR”.

Se possui um smartphone Xiaomi, basta aceder ao aplicativo “câmera” e apontar para o código QR. Surgirá uma pequena anotação perguntando se pretende extrair a informação do código QR, a qual deverá tocar.

Ler códigos QR usando o Google Lens

Como já percebeu, não é necessário usar um aplicativo específico para ler códigos QR, mas se mesmo assim pretende experimentar uma aplicação com essa funcionalidade, recomendamos o Google Lens. Na prática, basta instalar o Google Lens e apontar para o código QR que pretende descodificar.

escanear código QR no Android

Ler códigos QR com o Google Chrome

O Google Chrome é um navegador poderoso, que possui várias funcionalidades “escondidas”, uma delas é um leitor / gerador de códigos QR. Na prática, basta executar Google Chrome no seu smartphone e tocar na opção “Partilhar” > Código QR. Repare que possui dois separadores, um para “Partilhar” e o outro para “Analisar”.

Escolha a opção “Analisar” e aponte a câmara do seu smartphone para o código QR. O Chrome irá então abrir o conteúdo automaticamente

Que tipos de informação contem o código QR?

A grande maioria dos códigos QR são meros links para determinada página. Dessa forma, é possível aceder mais rapidamente à página inicial de uma empresa, ao link para baixar um aplicativo, etc. No entanto, os códigos QR também permitem o envio de “Contatos”, Texto, emails, SMS, etc.

Os códigos QR são seguros?

Os códigos QR possuem alguns apontamentos menos positivos de segurança. Como permitem a partilha de links, os códigos QR começaram a ser aproveitados para usos maliciosos. Os atacantes aproveitam o facto do código QR abrir os links diretamente no navegador do usuário, o que pode ser usado para carregar sites de Phishing (permitindo o roubo de dados).

Como tal, é importante descodificar códigos QR apenas de fontes fidedignas. Caso tenha dúvidas ou sugestões envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉




Deixe um comentário