Faça o backup das SMS no Android, ou exporte uma mensagem

Por padrão, o Google Drive guarda um backup automático das suas SMS, bem como dos registos de chamadas, definições do dispositivo e respectivos aplicativos, sendo muito útil caso necessite de repor o seu smartphone para o estado de fábrica.


No entanto, não se iluda, pois não é possível ver o conteúdo do backup e recuperar uma mensagem específica. Se usa um aplicativo gestor de SMS como o Google Mensagens ou o Textra, é possível exportar uma SMS usando a opção “Partilhar”. Na prática, basta escolher uma SMS (tocando sem largar) e tocar no botão de 3 pontos >”Partilhar”. Para terminar, indique como pretende salvar a SMS.

exportar sms para google drive

Se pretende manter uma cópia de segurança regular de todas as suas mensagens será necessário usar um aplicativo como o SMS backup & restore. Já em aplicativos como o WhatsApp é possível exportar as suas mensagens facilmente, não sendo necessário aplicativos de terceiros.

Como funciona? 

Comece por baixar e instalar o aplicativo SMS backup & restore no seu Android e toque no botão “Definir a cópia de segurança”. Poderá escolher o conteúdo que pode salvar, neste caso as SMS mas também o registo de chamadas. 

Se tocar em “Opções avançadas”, poderá escolher as mensagens específicas que pretende salvar. Por fim, escolha onde pretende salvar o seu arquivo de backup, sendo possível usar um serviço de hospedagem em nuvem como o Google Drive, DropBox ou OneDrive.

local para guardar backup das sms

Como é óbvio, também poderá salvar uma cópia no seu telemóvel, o que não é recomendado pois em caso de avaria, irá perder o seu backup.


Como repor as mensagens?

Já explicamos como fazer o backup das SMS, mas como pode repor as suas SMS ou uma mensagem excluída? Na prática, basta aceder novamente ao aplicativo SMS backup & restore e tocar no botão de opções.

restaurar sms

Escolha a opção “Restore” e indique a localização do seu backup. Para terminar, escolha o que pretende recuperar e toque em “Restauro”. Está pronto, caso tenha dúvidas, poderá enviar o seu comentário para o Dicas Droid. Até à próxima leitura 😉

Deixe um comentário