Facebook consumindo muita bateria? Saiba como resolver (4 Soluções)

Ultimamente muitos utilizadores começaram a receber alertas para os elevados consumos de bateria apresentados pelo Facebook. Enquanto o Facebook não corrige o problema (se é que vai corrigir), começaram a surgir algumas soluções para reduzir o impacto do aplicativo na autonomia do seu smartphone.

Facebook consumindo muita bateria

Este problema surge numa semana muito conturbada para o Facebook, após o boicote dos grandes anunciantes, que cortaram de forma abrupta com todas as campanhas, de forma a pressionar o Facebook a ser mais proativo no combate às notícias falsas. Recorde-se que os anúncios do Facebook perfazem 98% da receita total da rede social.


Solução 1: Desativar a localização

A primeira solução consiste em desativar a localização durante a utilização do aplicativo. Para isso, comece por aceder ao menu Definições (Configurações) – Aplicativos. Na lista de aplicativos instalados, procure o Facebook e toque em “Permissões”.

Agora, toque em “Localização” e altere para “Recusar“. Por padrão o Facebook usa a localização “Permitir apenas durante a utilização da aplicação”, no entanto, a utilização constante deste recurso irá drenar rapidamente a sua bateria.

recusar localização no aplicativo facebook

Solução 2: Desativar a utilização em segundo plano.

Mesmo quando você já não está a usar o Facebook, o aplicativo continua a ser usado em segundo plano. Desativar a utilização em segundo plano permite uma enorme poupança de bateria, no entanto, esta opção é essencial para receber as notificações em tempo real do Facebook, ou seja, se desativar esta opção, será necessário consultar o Facebook “manualmente” para visualizar as notificações.

Para desativar a utilização em segundo plano, comece por aceder ao menu “Definições” – “Bateria” -“Inicialização de aplicativos”. Em seguida, procure o aplicativo Facebook e altere para “Manual”.

Desativar a utilização em segundo plano

Solução 3: Usar o Facebook lite

O Facebook lite é uma versão mais leve do aplicativo principal, que consome menos recursos, e menos dados móveis (Internet). Este aplicativo é recomendado para smartphones mais antigos e limitados, mas muitos utilizadores viram neste aplicativo a solução ideal para o problema.

Na prática, basta aceder às configurações do seu Android e tocar em “Aplicativos”. Em seguida, procure o aplicativo Facebook e proceda à respectiva desinstalação ou desactivação. Por fim, aceda à loja de aplicativos e instale o Facebook lite.

facebook lite

Solução 4: Usar o Facebook pelo navegador

Se a sua utilização do Facebook é reduzida, poderá simplesmente abdicar de todos os aplicativos e aceder à sua conta através do navegador (Chrome, Edge, Opera, etc). Na prática, basta aceder ao site facebook.com e fazer o login com a sua conta.

Qual é a sua solução?

Estas são as principais soluções usadas pelos nossos utilizadores. Se conseguiu resolver / atenuar o problema com uma solução diferente, partilhe com os nossos leitores através de comentário. Não se esqueça de seguir o Dicas Droid no Facebook. Obrigado.

Deixe um comentário