Como gerar o APK no Android Studio

Após desenvolver o aplicativo Android e testar em vários dispositivos diferentes, de forma a garantir a máxima compatibilidade, está na hora de gerar o apk no Android Studio, e posteriormente submeter para o Google Play Store.
Como gerar o apk no Android Studio
1. No Android Studio, navegue até ao separador “Build” – Generate Signed Apk. Em seguida, clique em “Create New” para gerar uma nova chave (keystore).
A keystore funciona como uma assinatura, e deve ser armazenada num local seguro. Apenas o proprietário do aplicativo tem acesso ao keystore, e como tal, não a deve partilhar com ninguém. Sem ela, é impossível atualizar o seu aplicativo.
2. Preencha todos os dados de forma a criar o seu KeyStore. No campo país deve digitar o código do país, neste caso, duas letras de identificaçao (por exemplo, Portugal = PT).
Quando terminar, clique no botão “OK”. Repare que se você tentar armazenar a sua Key num diretório “protegido” do Windows (que necessite de privilégios de administrador), receberá uma mensagem de erro de “Acesso Negado”.
Após a criação da sua chave toque no botão “Next”. Para terminar, defina o diretório onde pretende guardar o arquivo apk do aplicativo e toque no botão “Finish”. Se tudo correu bem, o seu aplicativo já se encontrará disponível na pasta de saída que definiu.
Testar aplicativo no seu dispositivo
Após gerar o apk no Android Studio, existe sempre a tendência que querer experimentar o aplicativo no seu aparelho. Para isso, será necessário copiar o arquivo APK para o seu dispositivo e ativar as “Fontes Desconhecidas”. Para isso, aceda ao menu “Segurança” e ative as “Fontes Desconhecidas”.
Poderá ser necessário um explorador de arquivos (como o Astro File Manager) para aceder ao arquivo de instalação. Caso tenha dúvidas, poderá enviar o seu comentário para o Dicas Droid ou postar a sua dúvida no nosso fórum.