Gmail apresenta falhas continuamente – Como resolver?

O telemóvel apresenta uma mensagem de erro indicando que o Gmail apresenta falhas continuamente (ou continua a falhar)? Saiba como resolver o erro recorrendo a um conjunto de procedimentos simples e intuitivos.

Gmail apresenta falhas continuamente

Solução 1: Limpar dados do aplicativo

Vamos começar pela solução mais básica, ou seja, excluir todos os arquivos temporários do Gmail (cache). É importante recordar que este procedimento não apaga qualquer conteúdo da sua conta, apenas exclui os arquivos “temporários” usados para acelerar o funcionamento do aplicativo.

Para isso, comece por aceder às Definições do seu telemóvel e procure a opção “Aplicativos” (ou gerenciar aplicativos). Na lista de aplicativos escolha o “Gmail” e toque em primeiro lugar em “Forçar parada”, para impedir que continuem a surgir mais erros “Gmail apresenta falhas continuamente”.

limpar cache do gmail

Toque na opção “Armazenamento” e em seguida no botão “Limpar cache” e “Limpar dados”, para excluir todos os dados temporários do aplicativo.

Solução 2: Atualizar o aplicativo do Gmail

Outra solução, consiste em atualizar o aplicativo do Gmail para a última versão. Para isso, basta aceder ao Google Play Store e fazer uma pesquisa por Gmail. Verifique se possui a versão mais recente, e em caso negativo, toque no botão “Atualizar”.

Se possui a versão mais recente poderá experimentar o procedimento contrário, ou seja, desinstalar as últimas atualizações, revertendo o aplicativo para a versão “de fábrica”. Para isso, aceda novamente às Definições do Telemóvel e escolha “Aplicativos” > Gmail.

desinstalar atualizações do gmail

Toque no botão “Desinstalar Atualizações” (em alguns telemóveis, é necessário tocar primeiro no botão de 3 pontos). Experimente voltar a aceder ao Gmail.

Solução 3: Adicionar novamente a conta Google

Por vezes, o erro pode não estar a surgir do aplicativo Gmail, mas sim da sua conta Google. Para resolver, será necessário remover a conta do Google e voltar a adicionar. Como é óbvio, será necessário que se lembre da senha da sua conta Google 😉

Para começar, aceda às Definições do seu telemóvel e escolha “contas e utilizadores”. Toque no botão “Remover” e confirme todo o processo. Agora, volte a aceder ao mesmo menu, mas desta vez, escolha a opção “Adicionar uma conta” > Google > introduza o seu email (Gmail) e respetiva senha.

Solução 4: Está a usar um otimizador de bateria?

Um otimizador de bateria impede que os aplicativos possam ser executados em plano de fundo, permitindo economizar alguma autonomia no seu telemóvel. No entanto, existem aplicativos que simplesmente não podem ser terminados, especialmente os aplicativos de bate-papo e de email, pois corre o risco de passar demasiado tempo sem receber as suas mensagens.

Um desses aplicativos pode estar a interferir com o funcionamento do Gmail. Experimente desativar (ou até mesmo desinstalar) o mesmo e verifique se o erro “Gmail apresenta falhas continuamente” se mantêm.

Solução 5: Repor predefinições dos aplicativos

Se ainda não conseguiu resolver o problema, poderá experimentar repor as predefinições de todos os aplicativos. Para isso, aceda novamente às Definições do telemóvel e entre em “Aplicativos”. Toque no botão “3 pontos” e escolha a opção “Repor predefinições dos aplicativos”.

Repor preferências das aplicações

Dica Extra: Use o Gmail Go

Por vezes, telemóveis de gama baixa, podem apresentar alguma dificuldade a executar vários aplicativos em simultâneo. A pensar nisso, a Google disponibilizou uma versão mais “leve” do Gmail, denominada de “Gmail Go“.

Faça a transferência do aplicativo e proceda ao login. Se funcionar corretamente, poderá simplesmente desativar o aplicativo “padrão” do Gmail que apresenta o problema, e manter a versão mais “leve”. Para isso, aceda às Definições > Aplicativos > Gmail > Desinstalar Atualizações > Desativar.

Se precisa de ajuda ou conseguiu resolver o problema de forma diferente, envie o seu comentário para o Dicas Droid, usando o formulário mais a baixo. Obrigado 😉

Deixe um comentário